As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas.
Cadeia carbônica é o conjunto de átomos de carbono e de heteroátomos que compõem as moléculas orgânicas. Elas se classificam de acordo com vários critérios, e um deles é o que se refere às funções orgânicas, vejamos: Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir formando cadeias carbônicas.
São elas: Cadeia homogênea- nesse caso os anéis das cadeias possuem somente átomos de carbono. Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio. As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.
Cadeia principal é a maior sequência contínua de átomos de carbono e que não precisam necessariamente ser representados em linha reta.
A cadeia principal será a maior que contiver o maior número de grupos funcionais, insaturações e ramificações, nessa ordem....Resumidamente são três requisitos que precisam ser analisados na ordem:
De acordo com o nome fornecido, a cadeia principal (hept-2-eno) apresenta sete carbonos, e a ligação dupla está no carbono 2. Além disso, a cadeia apresenta um radical propil.
b) Existem dois substituintes ligados na cadeia principal, que são os dois grupos metila. Na química orgânica, comumente, ocorre a utilização das fórmulas de linhas, em especial, como uma ferramenta de simplificação da notação das substâncias.
Etil: Grupo substituinte com 2 carbonos. Propil: Grupo substituinte com 3 carbonos. Butil: Grupo substituinte com 4 carbonos. O grupo ─ R representa a cadeia carbônica na qual o grupo orgânico substituinte está inserido.
pentano
Nomenclatura IUPAC de compostos orgânicos
- insaturada; apresenta dupla ligação.
H3C-CH2-CH2-C=O-H. a) Acido Butanoico.
Butano
Os hidrocarbonetos são os compostos químicos formados por carbono e hidrogênio.
Éter assimétrico: quando a estrutura do composto tem cadeias de carbono diferentes. Exemplo: H3c - CH2 - O - CH3; Éter cíclico: cadeia fechada.
Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
Assim sendo, o nome usual dessa substância é composto pelo termo álcool + etil + ico: álcool etílico. Demarcando o grupo OH no Propan-2-ol, visualizamos o radical isopropil. Assim sendo, o nome usual dessa substância é composto pelo termo álcool + isopropil + ico: álcool isopropílico.
De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:
O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
Na nomenclatura de hidrocarbonetos de cadeia fechada, utilizamos o termo ciclo antes do prefixo, infixo e sufixo.
A nomenclatura IUPAC estabelece as regras para a determinação dos nomes dos compostos orgânicos, que envolve o número de carbonos, o tipo de ligação e o grupo funcional. A Nomenclatura IUPAC refere-se ao estabelecimento de regras para a escrita dos nomes dos compostos que são oficialmente aceitos em todo o mundo.