Quais são os tipos
A causa do líquen plano é desconhecida, mas pode tratar-se de uma reação do sistema imunológico a uma variedade de medicamentos (especialmente betabloqueadores, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides [AINEs], inibidores da enzima conversora de angiotensina [ECA], sulfonilureias, medicamentos antimaláricos, ...
O que é Líquen plano? O líquen plano é uma doença inflamatória mucocutânea, ou seja capaz de atingir a pele, mucosas e também anexos , como cabelos e unhas. Trata-se de uma condição benigna, porém de longa duração e muito incômoda por causa de seus sintomas.
A doença crônica e autoimune é caracterizada por manchas brancas espalhadas pelo corpo e pelo rosto. Algumas pesquisas sugerem que o vitiligo possa surgir da formação de anticorpos que atacam e destroem os melanócitos ou então inibem a produção da melanina. Até trinta por cento dos casos possuem histórico familiar.
O diagnóstico O dermatologista detecta as manchas com um exame físico, mas testes complementares, como coleta de sangue e a biópsia de uma região atingida, podem ser solicitados para descartar outros distúrbios autoimunes e medir o nível de melanócitos na derme.
Vitiligo e cuidados com a alimentação Pessoas com vitiligo devem ficar atentas quanto à alimentação, evitando defumados, gorduras animais e frituras. Aumentar o consumo de vegetais, de fontes de ômega 3 e de probióticos. É importante o consumo de alimentos ricos em fenilalanina, aminoácido precursor da melanina.
Entre os produtos, estão sabonetes, cremes, esfoliante, pílulas e até injeções destinadas a diminuir a produção de melanina, o pigmento que dá coloração à pele. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 4 entre 10 mulheres na África usam produtos para clarear a pele.
Mulher com vitiligo tem direito a aposentadoria rural por invalidez.
Uma grávida não irá gerar uma criança com vitiligo. Pode acontecer, em raríssimos casos, bebês logo após o nascimento desenvolverem vitiligo, mas isso poderia acontecer com bebês de mães sem o vitiligo também! O mais comum é que surjam as manchas depois dos 20 anos.
“As pessoas nascem com uma tendência genética para ter vitiligo, não é qualquer pessoa que pode ter vitiligo. Não é uma doença contagiosa, se você não tem a tendência genética você nunca vai ter a doença”, esclarece Castro.
O Tofacitinib, um medicamento utilizado para tratar a artrite (inflamação nas articulações), pode ser a chave para reverter os efeitos do vitiligo, doença que causa a perda de pigmentação na pele.
O sintoma é o aparecimento de manchas mais claras que o tom de pele do paciente ou desenhos sem pigmentação. — Nos momentos iniciais, pode ser difícil, até mesmo para os médicos, identificar a doença. Mas, a partir do momento em que o vitiligo se expande um pouco, o diagnóstico fica mais evidente — diz Azulay.