De acordo com o relevo e o clima das regiões que ocorrem as precipitações, as chuvas são classificadas em três tipos:
2. Chuva orográfica ou chuva de relevo. Também conhecida como chuva de relevo, acontece quando as nuvens encontram obstáculos, como serras e montanhas. Uma massa de ar úmido vinda do oceano, ao encontrar uma elevação de terra, é forçada a subir grandes altitudes.
As chuvas convectivas também ocorrem na estação chuvosa, dos climas tropicais. No Brasil as regiões do centro-oeste e sudeste estão sujeitas a esse fenômeno. É aquela chuva rápida e intensa que ocorre no final da tarde em muitas cidades brasileiras.
Tempestades convectivas costumam ocorrer nos trópicos e têm o potencial de perturbar a parte inferior da atmosfera. ... Uma tempestade convectiva é, por definição, uma que se forma devido ao calor latente, isto é, o processo que acabamos de descrever. Essas tempestades geralmente produzem chuva e ventos fortes.
8mm de chuva equivale a 8 litros de água por metro quadrado. Este volume, em se tratando de chuva, é pouco. Podemos dizer que equivale a uma chuvinha de 10 minutos ou uma garoa de 30 minutos. 8mm de chuva poderá ser uma forte chuva durante alguns minutos ou um chuvisco fraco durante o decorrer do dia.