Basicamente, os sistemas de irrigação por aspersão convencional podem ser classificados como: portáteis, móveis e fixos.
Resumo: A fertirrigação, técnica de aplicar fertilizantes via água de irrigação, difere significativamente da aplicação via solo, em especial por acelerar o ciclo dos nutrientes utilizados.
O sistema de aspersão convencional é considerado o sistema básico de irrigação por aspersão. Utiliza tubos em toda a área com a troca de aspersores de forma manual. Ou seja, após a primeira rega, o produtor deve entrar na área molhada, retirar o aspersor e colocá-lo na próxima área a ser irrigada.
Benefícios da irrigação
A importância da irrigação consiste em complementar a disponibilidade da água provida naturalmente pela chuva, proporcionando ao solo teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas das culturas. Tal umidade no solo afeta diretamente a produtividade das plantações.
O corpo é mantido vivo por uma teia de artérias e vasos que alimenta todos os órgãos. Qualquer obstáculo no meio do caminho pode comprometer essa máquina irrigada ininterruptamente. Quando o sangue não chega a determinado órgão, o risco de perdê-lo é grande. Pode ser o coração, o cérebro ou o intestino, por exemplo.