Os 10 Templos mais famosos do Mundo Grego
Os templos gregos eram estruturas construídas para abrigar estátuas de divindades dentro dos santuários gregos na antiga religião grega. Os interiores do templo não serviam como locais de reunião, uma vez que os sacrifícios e rituais dedicados à respectiva divindade aconteciam fora deles.
Os templos gregos tinham como função proteger os fiéis, outra função comum de um templo era de servir de depósito do tesouro da cidade.
Os templos são muito marcantes na cultura grega antiga bem como no segmento de edificações. ... Os rituais e cerimônias religiosas eram realizados diante de uma das fachadas do templo em geral a fachada leste. Poucas pessoas podiam entrar nos templos.
A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.
a arquitetura grega a simetria entre o pórtico de entrada e dos fundos o templo erra construído sobre uma base de três degraus mais elevados chama-se estilobata e sobre ele era erguidas as colunas o principal elemento são as colunas que dão harmonia, equilíbrio entre as linhas horizontais e verticais e transmiti uma ...
O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas principalmente para o Deus Dionísio. ... Inúmeros festivais de teatro fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam vários dias.
Em sua maioria, as casas gregas foram construídas com pedras vulcânicas escuras, já que não havia madeira suficiente disponível para o uso. Essas pedras são, inclusive, isolantes para os dias quentes, comuns em vários meses do ano na região mediterrânea.
Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas. As áreas que formavam o teatro eram: plateia, área da orquestra, o cenário e proscênio. A plateia era formada por bancos de madeira, que mais tarde foram substituídos por bancos de pedra.
Os teatros gregos da Antiguidade eram construídos de forma que não tinham um teto, ou seja, se localizavam ao ar livre e, geralmente, constituídos de uma boa acústica. A divisão era feita em áreas, dentre as quais a plateia, a área da orquestra, o cenário e o proscênio.
Trajes. No início do teatro grego, os figurinos eram compostos de túnicas longas e folgadas e calças justas (uma espécie de sandália) muito altas. Eles complementaram a roupa com máscaras, perucas e maquiagem. Eles também mancharam o rosto com tintas à base de vinho.
As encenações de teatro eram realizadas ao ar livre, e num mesmo dia eram encenadas varias peças. Nesses espetáculos reuniam-se muitas pessoas. Os gêneros teatrais mais consagrados eram a comedia e a tragédia. ... Na comedia eram reproduzidas com humor criticas aos costumes e aos políticos.
μηχάνεμα , lat. machina), os aparelhos e equipamentos desenvolvidos pelos gregos durante o Período Helenístico eram, em sua maioria, considerados simples brinquedos. Somente a engenharia militar se desenvolveu significativamente nessa época, pois sua utilidade prática era reconhecida e respeitada.
O teatro na antiguidade foi uma das formas mais ricas de arte. Originou-se nas festas que saudavam o deus Dionísio, e incluíam espetáculos de mímica, dança, música, e a recitação poesias. ... Em termos culturais, Atenas não era superada de maneira nenhuma, por nenhuma cidade grega, pela grande produção de peças teatrais.
O teatro grego apresentava uma função eminentemente pedagógica. Com sua tragédias, Sófocles e Eurípides não visavam apenas à diversão da platéia mas também, e sobretudo, pôr em discussão certos temas que dividiam a opinião pública naquele momento de transformação da sociedade grega.
Resposta. Serve para entreter e emocionar o publico e no começo os dois gêneros eram só: tragedia e drama.
Os teatros (de theatron, "local onde se vê") surgiram a partir do século VI a.C.. Julga-se que antes disso as primeiras representações teatrais seriam realizadas em locais públicos como a ágora de Atenas. Os teatros situavam-se ao ar livre, nos declives das encostas, locais que proporcionavam uma boa acústica.
Com função social e cívica, o teatro e suas representações estavam associadas às festividades religiosas, sobretudo, às celebrações que saudavam o deus Dionísio. Explicação: ... Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas.
Os teatros eram construídos afastados das cidades, longe dos grandes locais ruidosos, como centros de comércio. O nível médio de ruído medido é de 30dB SPL (muitos teatros ainda existem, e são locais muito silenciosos, mais silenciosos que uma biblioteca dos nossos dias).
Dionísio era um deus grego, considerado o deus do vinho e das festas. O termo teatro foi utilizado pela primeira vez na Grécia Antiga, durante o século IV a.C. e significa “lugar pra ver”. Nos teatros gregos eram feitas cerimônias de caráter religioso, na maioria das vezes, dedicadas ao deus Dionísio, deus do vinho.
A mascara de triste e feliz. As máscaras gregas são os símbolos máximos do teatro na Grécia Antiga e também do apogeu dessa civilização a partir do século V antes de Cristo.
Simbolizam um "Em Si" universal, representando sentimentos e manifestações de emoções universais. Também pode representar o rosto divino, o rosto do sol, mas também pode exteriorizar tendências demoníacas.
As duas mascaras representam para o teatro o gênero da comédia e do drama. A máscara que está sorrindo faz referencias as comédias e a que está triste à tragédia. A ideia delas remonta desde o período da Grécia Antiga e o surgimento do teatro.
Resposta: Sabe aquelas máscaras lindas que compõem o cenário das tramas? Elas que estão presentes no teatro, na tragédia e na comédia são denominadas como máscaras gregas. As máscaras gregas marcaram o começo do teatro na Grécia Antiga, assim como do apogeu da civilização a partir do século V a.C.
A máscara teatral grega era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Eram feitas de modo que toda a face do ator ficasse coberta, exceto os olhos e a boca. ... Os teatros eram a céu aberto e aglomeravam muita gente.
São máscaras inteiras que cobrem todo o rosto, não possibilitando o uso da voz pelo ator. Estas máscaras propõe um jogo que nasce diretamente da forma, relacionando tempo e espaço, conduzindo o ator a uma dinâmica extra-cotidiana que coloca a geometria a serviço da emoção.
A máscara é possivelmente o mais simbólico elemento de linguagem cênica através de toda história do teatro. Seu uso, provavelmente, remonta à representação de cabeça de animais em rituais primitivos, quando ou o objeto em si ou o personagem que o usava representavam algum misterioso poder.