Quais Os Principais Efeitos Do Recurso De Apelaço?

Quais os principais efeitos do recurso de apelaço

Em palavras outras, a apelação funciona como obstáculo a que a sentença produza seus efeitos imediatamente, sendo que tais efeitos serão produzidos, ordinariamente, somente após o julgamento em segundo grau de jurisdição (ou, caso não seja interposta apelação, após o trânsito em julgado da sentença).

O que são os efeitos dos recursos?

Um assunto que merece destaque, na área processual, são os chamados “efeitos” dos recursos. Quando recebidos no Tribunal que reapreciará a matéria em discussão, os recursos, a depender do efeito, poderá, ou não, suspender a decisão à qual se está recorrendo.

O que é efeito ativo na apelação?

b. Efeito devolutivo: O NCPC também trata do recebimento do recurso de apelação com efeito devolutivo – quando mesmo após sua interposição, a sentença produz seus efeitos – e neste caso, inova ao tratar da possibilidade do Tribunal de Justiça julgar imediatamente o mérito da ação, conforme disposição do art.

De acordo com o art. 1.012, § 1º, V, do CPC, o recurso de apelação interposto em face de sentença que confirma, concede ou revoga a tutela provisória, também será recebido sem efeito suspensivo.

Navegue por tópicos

Navegue por tópicos

Para que o Recurso de Apelação Cível possa ser recebido pelo Tribunal de Justiça, existem alguns pressupostos ou condições de validade para sua admissão. Estes são classificados como intrínsecos e extrínsecos.

Por exemplo: se numa ação de divórcio o juiz profere sentença sobre divisão de bens e sobre fixação de alimentos e uma das partes, ao interpor apelação, só discutir a questão dos alimentos, será entendido pelo juízo que não há discussão a respeito da divisão de bens, mesmo se a parte apelante não concordar com a sentença nessa área também.

O artigo 997, § 1º do CPC/2015 dispõe sobre a possibilidade do recurso adesivo, que também se submete a todos os pressupostos de admissibilidade indicados para o recurso de apelação.

Quais são os efeitos dos recursos de apelação e agravo de instrumento?

Quanto aos efeitos dos recursos, é correta a seguinte afirmação: a) todos os recursos são dotados de efeito devolutivo, por meio do qual se devolve ao órgão responsável pelo julgamento recursal o conhecimento da matéria impugnada.

Como visto anteriormente, a apelação, quando direcionada a um processo da esfera civil, precisa seguir os padrões explanados no artigo 1.010 do Novo CPC para ser aceita pelo juízo.

Parágrafo 1º O juiz não receberá o recurso de apelação quando a sentença estiver em conformidade com súmula do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal.

Efeitos do recurso de apelação

Efeitos do recurso de apelação

O bom advogado que trabalha na área processual precisa compreender muito bem a aplicação das leis, jurisprudências e da doutrina, saber atender e representar os interesses dos seus clientes e, também, saber utilizar as ferramentas disponíveis para comunicação dentro de um processo de forma efetiva e eficiente.

Além disso, uma série de princípios estão inseridos intrinsecamente no ordenamento jurídico brasileiro, quando pensamos em um processo judicial. Um deles é o contraditório e ampla defesa. 

Recurso Adesivo ou Recurso por Adesão

Quais os efeitos dos recursos no processo penal? Devolutivo: toda matéria alegada no Recurso é devolvida para o Tribunal (todo Recurso possui este efeito); suspensivo: a decisão não produz efeitos enquanto o Recurso não for julgado.

Dentro do Novo CPC, o recurso de apelação é regrado do artigo 1.009 ao 1.014, que define em quais situações pode-se usar o recurso, prazos, requisitos e efeitos.

Recursos no Processo Civil​ - Efeitos dos Recursos

Um assunto que merece destaque, na área processual, são os chamados “efeitos” dos recursos. Quando recebidos no Tribunal que reapreciará a matéria em discussão, os recursos, a depender do efeito, poderá, ou não, suspender a decisão à qual se está recorrendo.

Quais são os efeitos dos recursos de apelação e agravo de instrumento?

De acordo com o NCPC, artigo 1013: “A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada”. O objetivo do recurso de apelação é receber um novo pronunciamento sobre a causa, que pode ser tanto, reforma total ou parcial da sentença do juiz de primeiro grau.

Entretanto, o que eu chama atenção neste artigo diz respeito ao inciso III (razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade), pois este reflete no que chamamos de Princípio da Dialeticidade.

O efeito regressivo é uma característica geral dos recursos no processo penal. O efeito regressivo é uma característica do recurso em sentido estrito. É também denominado “efeito iterativo” ou “diferido”, que importa na faculdade conferida ao juiz de reformar sua própria decisão.

Efeitos da apelação

A principal diferença da apelação no CPC/15 é que o juiz não faz juízo de admissibilidade das apelações. Ele apenas as recebe e remete ao tribunal. Isso gera um problema prático: apelações malucas sobrem para o tribunal! “Trata-se de apelação do autor contra a decisão interlocutória que declinou da competência, de fl.

Da mesma forma, o apelante pode requerer que os itens do parágrafo 1º do mesmo artigo também sejam suspensos se comprovar ao relator que a produção dos efeitos dos mesmos apresente risco de dano grave ou de difícil reparação, conforme aponta o parágrafo 4º do artigo 1.012:

Prezado colega, estamos às voltas com um processo onde ocorre só seguinte fato: O casal adquiriu havia m/m 37 anos dois imóveis em Redenção, no Estado do Pará, mas quando foram registrar os títulos, esses imóveis já tinham sido alienados, porém, esses vendedores não tinham legitimidade para o negócio, eram incapazes, com 8 e 12 anos d e idade, o que exigiu que o cônjuge varão ingressasse cm uma ação declaratória de nulidade e cancelamento dos atos jurídicos praticados, e nesse ínterim o casal se separou com a divisão dos bens, mas esses imóveis não foram partilhados, pois não existiam no acervo do casal, mas, passados todos esses anos, os então compradores dos imóveis aos menores, veio por fazer um acordo com o cônjuge varão, o qual preteriu a convivente, relegando a sua parte ideal que faria jus, alegando prescrição decenal e vintenária, mas existindo bens não poderia ser objeto de partilha. E, nesse compasso a ação de sobrepartilha foi julgada improcedente, relutaremos na apelação.

Quem pode julgar o recurso de apelação

<strong>Quem pode julgar o recurso de apelação</strong>

Neste sentido, o aconselhamento é de que nas contrarrazões, além de reiterar que os argumentos da sentença estão corretos, também sejam apontadas as razões do recurso de apelação como não suficientes para mudar a decisão.

Como sempre digo a vocês, as ideias que trago nos textos nunca possui a pretensão de esgotar o tema de estudo, mas traçar apontamentos gerais sobre o assunto que possam instigar o leitor a buscar cada vez mais aperfeiçoar sua área de interesse.

A apelação cível é o recurso manejado por aquele que se sentir insatisfeito com a prestação jurisdicional de primeiro grau apresentada. Dessa forma, visa modificar integralmente ou parcialmente aquela decisão proferida pelo Magistrado singular no Tribunal de instância superior.

O que é efeito devolutivo do recurso CPP?

Efeito devolutivo: trata-se da devolução da matéria objeto do recurso ao órgão competente ao julgamento, logo: o efeito devolutivo é inerente a qualquer recurso, uma vez que todo recurso serve para encaminhar a matéria atacada ao órgão competente a seu julgamento.

Qual a natureza jurídica dos recursos no processo penal?

Para bem compreender a natureza jurídica dos recursos é preciso inicialmente distingui-los das ações autônomas de impugnação (revisão criminal, habeas corpus e mandando de segurança). ... Na verdade, o recurso nada mais é do que uma extensão do próprio direito de ação exercido no processo.

Quais os recursos do CPP que são passíveis de recolhimento de preparo?

Não são todos os recursos que exigem o preparo. Há aqueles que o dispensam: agravo retido, embargos infringentes de alçada, agravo de instrumento contra decisão que nega seguimento a recurso especial ou extraordinário, recursos do ECA, agravo interno e embargos de declaração.

O que é recurso no processo penal?

O recurso é o meio de impugnação da decisão judicial prolatada, é instrumento hábil a reformar uma decisão, buscando seu reexame, desde que tenha havido sucumbência, necessária ao surgimento do interesse recursal.

Quando é cabível o recurso de apelação no processo penal?

No nosso sistema legal, a apelação é o recurso cabível da decisão ou sentença do juiz, quando não couber recurso em sentido estrito, dirigido ao Tribunal, objetivando a reforma ou anulação do julgado. Se a decisão é proferida no âmbito de ação penal de competência originária dos Tribunais, não cabe apelação.

O que vem depois da apelação criminal?

Aos acórdãos proferidos pelos Tribunais de Apelação, câmaras ou turmas, poderão ser opostos embargos de declaração, no prazo de dois dias contados da sua publicação, quando houver na sentença ambiguidade, obscuridade, contradição ou omissão.

Como funciona a apelação criminal?

A apelação criminal é um recurso do Código de Processo Penal que busca, de maneira geral, o reexame da matéria já examinada em sentença definitiva (ou com força de definitiva) de primeira instância. ... A apelação criminal está prevista no art. 593 do CPP, além de estar também nos arts.

Qual o recurso cabível contra apelação criminal?

O recurso cabível é o de Embargos Infringentes previsto no artigo 609 do CPP. Art. 609. Os recursos, apelações e embargos serão julgados pelos Tribunais de Justiça, câmaras ou turmas criminais, de acordo com a competência estabelecida nas leis de organização judiciária.

Qual o recurso cabível contra decisão interlocutória no processo penal?

O recurso em sentido estrito é o direito de ação cabível para impugnar as decisões interlocutórias do magistrado. O agravo é utilizado para as decisões interlocutórias, enquanto a apelação é interposta perante as decisões definitivas que envolvam mérito.