A fome foi um dos fatores que levaram a civilização Maia ao declínio, os fatores da fome foram o esgotamento dos solo próximo as cidades e vilas e o aumento da população. A religião era a base da sociedade Maia, ela legitima o poder (exercido por famílias) – poder TEOCRATICO.
Na imagem estão representados os povos indígenas que ocupavam o território brasileiro na América pré-colombiana....São eles:
Resposta: São: Astecas, Maias,Tupinambás,apacaches,shawwes,navajos,inuítes e muitos outros.
Os povos indígenas que ocupavam o território brasileiro na América pré-colombiana que estão representados na imagem são: Tupis, Jês, Aruak, Karib e Guaranis.
Resposta. Resposta: Os povos Jês: Os xacriabás, os maxacalins, os crenaques, os aranãs, os mocurins, os atu-auá-araxás e os puris.
No estado de Minas Gerais, onde se localiza a região de Salinas, atualmente pode-se identificar a presença de treze etnias, que são inerentes ao tronco lingüístico Macro-Jê, e são as seguintes: Aranã Catu-Awá-Arachás. Kaxixó Kiriri. Krenak. Maxakali.
São elas, as comunidades Pataxó, Pankararú, Xucurú Kariri, Maxakali, Mokuriñ, Kaxixó, Krenak e Xacriabá que vivem aldeadas em 15 municípios mineiros: Açucena, Araçuaí, Bertópolis, Caldas, Campanário, Carmésia, Coronel Murta, Guanhães, Itapecerica, Ladainha, Martinho Campos, Resplendor, Santa Helena de Minas, São João ...
As etnias Pataxó, Pataxó hã-hã-hãe, Xukuru-Kariri, Tuxá, Kiriri e Pankararu são oriundas de estados do nordeste.
A vila surgiu no século XIX, a partir da chegada de outras famílias de sitiantes e colonos oriundos da região aurífera de Ouro Preto e Mariana. Mais tarde, também chegaram famílias da região das Vertentes - atual Barbacena e São João Del Rei.
De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária e Imediata de Juiz de Fora.
Em 1853, a Vila de Santo Antônio do Paraibuna é elevada à categoria de cidade e, em 1865, ganha o nome de cidade do Juiz de Fora. Este nome tão característico - Juiz de Fora - gera muitas dúvidas quanto a sua origem.
A primeira freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo foi criada em 1725 pelo quarto Bispo do Rio de Janeiro, Frei Antônio de Guadalupe. Foi seu primeiro vigário o Padre Luís Pereira da Silva e teve por sede provisória, até 1730, a capela da Borba.
Depois de abandonada a fazenda passou a se chamar Tapera. Uma parte dela existe até hoje e é considerada a construção mais antiga de Juiz de Fora (rua Alencar Tristão). Em 1820 era criado o povoado de Santo Antônio do Paraibuna.
Maio deveria ser um mês repleto de comemorações especiais por causa do aniversário de Juiz de Fora, que completa 170 anos no próximo dia 31.
Essa é uma lista dos bairros do município brasileiro de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais. A cidade foi originalmente subdividida em 81 regiões urbanas, mas o plano diretor municipal acabou por estabelecer 111 bairros, cuja divisão é a unidade territorial que o habitante da cidade tem mais facilidade de reconhecer.
Morar em Juiz de Fora é uma excelente opção para quem não abre mão de programas culturais. A cidade tem uma intensa vida cultural, com seu teatros, espaços culturais e galerias de artes. Ao longo do ano, sedia vários eventos que compõem o calendário oficial de eventos turísticos da cidade.
É fácil chegar à cidade por via rodoviária ou aérea. Juiz de Fora está ligada às capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília pela rodovia BR-040. A BR-267 e MG-353 dão acesso às cidades vizinhas da Zona da Mata.
Para Juiz De Fora (rodoviaria)Preço para amanhã (
De CARRO – Saindo de Juiz de Fora-MG, basta pegar a BR-267 em direção ao sul de Minas. São 64 km até Lima Duarte-MG. De Lima Duarte até Conceição do Ibitipoca são mais 30 km por estrada de terra.
Inaugurado em 1958, o Aeroporto Regional de Franco Juiz de Fora Presidente Itamar (IZA) é, atualmente, administrado pela Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata S.A e serve toda a região mineira.