Envolve a disponibilidade, o tipo e a qualidade da matéria-prima, como também seu custo e transporte. Mão de obra/força de trabalho: envolve a disponibilidade, produtividade, qualificação, nível de organização e salários, como também as regras jurídicas que variam de acordo com cada país ou região de um mesmo país.
Resposta: Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios.
Alguns dos principais fatores que influenciam na localização das indústrias são: mão de obra disponível e a qualidade e valor delas; incentivos fiscais para pagar menos imposto naquela região; disponibilidade de matéria-prima; viabilidade logística de transporte; e possibilidade de instalação.
Historicamente, as indústrias se concentraram nas áreas urbanas pois nestas áreas havia maior disponibilidade de trabalhadores, mais facilidade para receber e enviar mercadorias e melhor infraestrutura (portos, estradas, aeroportos, redes de água e esgoto e energia elétrica).
O motivo da maior parte da população brasileira se concentrar no litoral, se deve ao processo de colonização dos portugueses que chegaram inicialmente no Brasil fundando cidades e fortes ao longo do litoral com o objetivo de proteger seu território de invasões.
Resposta. Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios.
O Sudeste é a região que concentra a maioria das indústrias nacionais, com destaque para o estado de São Paulo, o mais industrializado, rico e também o maior mercado consumidor do Brasil.
A industrialização do Sudeste, região de maior destaque industrial e econômico do Brasil, ocorreu a partir do declínio do café, por volta de 1920. A Região Sudeste é a principal do país, sua importância está em seu destaque industrial e econômico.
Os 11 estados brasileiros onde a indústria é mais importante
Resposta: O Norte e o Centro-Oeste são as regiões de menor expressão no setor industrial do país, pois se encontram limitados à agroindústria e ao extrativismo.
Região Nordeste – as maiores concentrações industriais estão em suas regiões metropolitanas: Salvador, Recife e Fortaleza; Região Norte – é pouco industrializada destacando-se a Zona Franca de Manaus e a Região de Belém; Região Centro-Oeste – possui um modesto setor industrial sem a formação de grandes centros.
O Norte e o Centro-Oeste são as regiões de menor expressão no setor industrial do país, pois se encontram limitados à agroindústria e ao extrativismo.
o Sudeste, é a região que possui a maior concentração industrial do país....Resposta
A região Sudeste é a mais industrializada do Brasil, ela concentra indústrias de diversos segmentos de atividade. Depois da Região Sudestes, a segunda região mais industrializada do Brasil é a Região Sul e em terceiro lugar a Região Nordeste.
região Norte
Resposta. Resposta: Rondônia, Acre e Tocantins foram os três estados com as menores concentrações de riquezas no país.