Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
É também chamada de paralelo por se tratar de linhas imaginárias traçadas paralelamente ao equador. Os principais paralelos são: o círculo polar ártico, o círculo polar antártico, o trópico de câncer e o trópico de capricórnio.
O principal paralelo do mundo é a Linha do Equador e o principal meridiano do mundo é o Meridiano de Greenwich.
Do norte para o sul - Círculo polar ártico, trópico de câncer, linha do equador, trópico de capricórnio e círculo polar antártico. Eles são os principais porque indicam o deslocamento aparente do sol sobre a superfície terrestre e consequentemente as zonas climáticas.
Duas delas são conhecidas como trópico de câncer e trópico de capricórnio, respectivamente. Mas o que são essas linhas? Os trópicos da Terra são paralelos, ou seja, linhas traçadas cartograficamente no sentido leste-oeste, paralelas à Linha do Equador. Sendo assim, eles possuem latitudes específicas.
Cartograficamente, o nosso planeta possui dois trópicos: o de Câncer e o de Capricórnio, linhas imaginárias traçadas paralelamente à Linha do Equador. O primeiro “corta” os territórios de dezoito diferentes países, incluindo os Estados Unidos, a China, a Arábia Saudita, o Níger, a Índia e outros.
Recebem esse nome em relação à proximidade com as constelações de Câncer e Capricórnio, as quais foram observadas pelos astrônomos de antigamente. Essas linhas imaginárias foram criadas em virtude da inclinação da incidência do sol em diferentes partes do planeta durante os solstícios.
O clima tropical fica localizado na zona intertropical – que fica entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Nessa região a radiação solar é intensa, contribuindo para temperaturas elevadas durante o ano. A temperatura média sempre fica acima dos 20°C.
O semiárido brasileiro é uma região definida na lei federal n.º 7 827, de 27 de setembro de 1989 e delimitada pelo Ministério da Integração Nacional. Substitui o polígono das secas. ... O Semiárido brasileiro é a área semiárida mais povoada do mundo, como também a mais chuvosa.
O clima semiárido, também conhecido como clima de estepe, é um tipo de clima típico de regiões que recebem precipitação abaixo da evapotranspiração potencial, mas não tão baixa quanto a de um clima desértico.
região sul
O clima desértico é encontrado em regiões muito áridas, com baixíssima ou nula pluviosidade e amplitude térmica diária elevada. O clima desértico é encontrado em extensas áreas do planeta Terra. É marcado pela baixa umidade, elevada amplitude térmica e temperaturas elevadíssimas durante o dia.