Técnicas de leitura em inglês instrumental. Agora é o momento de entender como se aplicam as duas técnicas de leitura, skimming e scanning. Eles são usados para ajudar a entender textos em inglês mais rapidamente e de acordo com objetivo proposto.
Como o a palavra sugere, a técnica de Scanning consiste em um escaneamento, uma varredura do texto em busca de informações objetivas. Essa estratégia de leitura é recomendada para uma leitura mais específica: quando se deseja encontrar um determinado significado, uma palavra-chave, uma informação em particular.
Scanning é uma forma de leitura prática e objetiva, que praticamos quando precisamos encontrar uma informação específica em um texto que aborda diversos assuntos. Este estilo de leitura é praticado, normalmente, por meio de palavras chave.
Na técnica do SKIMMING devemos prestar atenção ao layout do texto (forma como o texto está disposto), título, subtítulo, cognatos (palavras semelhantes em português), primeiras ou últimas linhas de cada parágrafo, informação não verbal (figuras, gráficos e tabelas).
O que é Scanning? O Scanning, de uma forma mais ampla, eu diria que é uma “varredura” do texto. O verbo “scan”, escanear, é examinar detalhadamente, codificar a mensagem das frases, selecionar o vocabulário necessário e encontrar detalhes relevantes à resposta.
Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.
O processo de skimming permite ao leitor identificar rapidamente a idéia principal ou o sentido geral do texto. ... Exige um determinado conhecimento sobre organização textual, percepção de dicas de vocabulário, habilidade para inferir idéias e outras habilidades de leituras mais avançadas.
As pistas tipográficas são elementos visuais que nos auxiliam na compreensão do texto. Atenção com datas, números, tabelas, gráficas, figuras... São informações também contidas no texto. Os recursos de escrita também são pistas tipográficas.
O que é falso cognato? São palavras que se assemelham, tanto na pronúncia quanto na grafia, a outras de um outro idioma qualquer. Só que, apesar de parecerem iguais, o significado delas difere. Vamos pegar um dos exemplos de falsos cognatos em inglês mais famosos: a palavra “college”.
Palavras cognatas são aquelas que possuem a mesma origem, com grafias iguais ou semelhantes, e o mesmo significado, podendo possuir pequenas discrepâncias. Essas palavras possuem o mesmo radical em dois idiomas distintos, sendo pertencentes à mesma família etimológica.
Palavras cognatas
Vamos por partes: as palavras cognatas são aquelas que têm o mesmo significado e uma grafia semelhante em dois idiomas, enquanto as falsas cognatas são aquelas que possuem uma grafia parecida mas um significado diferente para cada língua. ...