Sócrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude. ... Conclusão: grandeza moral e penetração especulativa, virtude e ciência, ignorância e vício são sinônimos.
Protágoras de Abdera
Os sofistas correspondem aos filósofos que pertenceram à “Escola Sofística” (IV e V a.C). Composta por um grupo de sábios e eruditos itinerantes, eles dominavam técnicas de retórica e discurso, e estavam interessados em divulgar seus conhecimentos em troca do pagamento de taxa pelos estudantes ou aprendizes.
De acordo com o filósofo supracitado, o homem é essencialmente “alma” e, por esse fato, quando se tem um corpo é como se estivesse “morto”, pois enquanto a alma estiver presa a um corpo, estar-se-á como que em estado de morte.
Platão afirmava que o ser humano é composto de um corpo físico, material, imperfeito e mortal, e de uma alma, imaterial, perfeita e imortal. Não se pode pensar no ser humano apenas como um corpo, nem apenas como alma; ele é a ligação indissolúvel entre os dois.
É assim que a alma é compreendida como princípio de movimento, gerando a vida, mas participando do que é divino. É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas.
Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).
Platão divide a alma em três partes ou funções: uma parte concupiscível ou sensual, a mais relacionada com as necessidades corporais; uma segunda parte irascível, correspondente aos impulsos e afetos, e, por último, a parte racional, mediante a qual é possível o conhecimento das ideias e a volição em sentido ...
Para Platão a alma era dividida em três partes: a racional, situada na cabeça, a passional, no peito, a apetitiva, no abdômen.
Segundo Platão, a relação entre corpo e alma se dá por meio da relação de mortalidade e mudança de fase. Platão descreve a alma como sendo imortal, enquanto o corpo é mortal, onde após a morte da parte física humana essas partes serão dissociadas.
A alma irascível - Seria a alma onde estão os sentimentos humanos, nossa coragem, vontade de agir, a raiva, o amor etc. A alma concupiscente - Essa está ligada às necessidades do corpo humano, como fome e desejo sexual. Da mesma forma o homem deve atuar na política.
Essa parte estaria localizada na cabeça e seria responsável pela racionalidade do corpo. Ela seria responsável por dar o entendimento, a razão, o pensamento, o intelecto do corpo. Essa função persistiria após a morte do corpo e seria a dimensão propriamente eterna.