Assim, aproveitar integralmente as partes que não são utilizadas é uma estratégia eficiente e traz resultados importantes, como: Maior disposição de alimentos e redução do desperdício e produção de lixo.
Compostagem e combate ao desperdício de alimentos
As cascas podem ser reutilizadas em pães, geleias, saladas sucos bem como chás e bolos. São ótimas opções que ajudam no controle dos níveis de açúcar assim também na gordura presente no sangue. Além disso, auxilia no funcionamento do intestino. Uma dica é fazer raspadinhas ao preparar suco de limão ou de laranja.
15 receitas com cascas e talos de frutas, legumes e verduras
O processo de transformação de sobras (restos) de alimentos em adubo é chamado de compostagem. É um processo biológico em que microrganismos degradam a matéria orgânica. ... A transformação de sobras de alimentos em adubo é uma transformação química, pois ocorrem os processos químicos de decomposição e fermentação.
Resposta: Restos de alimentos podem ser transformados em adubo naturalA técnica de compostagem evita a contaminação do meio ambiente, além de resultar em um fertilizante de solo econômico e livre de agrotóxicos.
Já, por sua vez a comida que não é aproveitada é rejeitada, com isso, essa comida não aproveitada é descartada por meio das necessidades fisiológicas de uma pessoa, seja por meio de fezes ou urina.
Nas transformações químicas, ocorre a alteração na forma como essas partes são unidas entre si e novas substâncias são formadas.
Lixo Orgânico
Uma ótima idéia para não gerar lixo orgânico é compostar restos de frutas, verduras e legumes. Materiais como saquinhos de chá, serragem gravetos, papelão, papel jornal e palitos de fósforo também podem entrar na composteira.
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. Para isto, basta depositar os lixos em duas sacolas diferentes. É uma ótima ideia que não requer muito esforço.
Os que são orgânicos podem ser reciclados em casa por meio da compostagem ou encaminhados para aterros em sacolas biodegradáveis. Os recicláveis não perigosos devem ser higienizados, embalados e destinados às cooperativas ou catadores.