Tratamento de náuseas e vômitos gestacionais com vitamina B6 (piridoxina) somente ou associada a doxilamina é segura, eficaz e deve ser considerado primeira linha de farmacoterapia. A recomendação padrão para tomar vitaminas pré-natais por 1 mês antes da fecundação pode reduzir a incidência e gravidade dos sintomas.
O leite materno possui uma grande importância, uma vez que evita mortes infantis, diarréias e infecção respiratória, reduz o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, além de ter um efeito positivo no desenvolvimento cognitivo, … (são muitos!).
Baixo peso pode causar parto prematuro e outras complicações Da mesma forma que mulheres que ganham muito peso durante o crescimento intrauterino do bebê podem desenvolver diabetes gestacional ou hipertensão gravídica, a mãe que não tem o ganho de peso ideal também oferece riscos a ela e ao bebê.
O que comer na gestação para o bebê ganhar mais peso. Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.
Como calcular o peso que pode engordar
De acordo com o ginecologista e obstetra, desde que sejam seguidas as devidas orientações de profissionais especializados, não há nenhum problema em gestantes com sobrepeso emagrecer durante a gravidez. Ao contrário, o emagrecimento durante a gestação é um modo de evitar riscos ao feto.
É natural ter um maior apetite durante a gestação devido às transformações metabólicas no corpo da mamãe. Há uma tendência para uma queda rápida de glicemia e maior produção de peptídeos, substância que gera a sensação de insaciedade.
No lugar do café da manhã, almoço e jantar, somente, a gestante pode aproveitar os intervalos e inserir lanches leves sempre que bater a fome. Queijo branco, gelatina, torrada com atum, vitaminas e frutas são liberados. IMPORTANTE: o controle do peso na gravidez não é apenas uma questão estética.
Esse desejo desesperado de comer pode ocorrer em fases muito diferentes da gravidez. Há mulheres grávidas que já as experimentam no primeiro trimestre. No entanto, a fome geralmente aparece entre o segundo e terceiro trimestres da gravidez, isto é, quando a gravidez já está avançada.
Intestino preso: Com o crescimento do bebê, os órgãos do sistema digestório acabam sendo empurrados e muitas vezes eles ficam apertados. Por causa desse “aperto” a sensação de saciedade é precoce e acaba diminuindo o apetite também. Alterações psicológico e emocionais: Um outro fator possível é a alteração emocional.