As letras A, B, C, D, E, F e G são utilizadas para as alturas musicais lá, si, dó, ré, mi, fá e sol, respectivamente. Os países de língua inglesa utilizam os sinais ♯ (em inglês: sharp, "sustenido") e ♭ (em inglês: flat, "bemol") para representar as alterações cromáticas dessas notas.
Se o Dó é a 1ª nota musical, porque o acorde “A” é o Lá?
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas.
Existem 15 escalas maiores: a escala modelo de Do Maior, 7 escalas maiores com sustenidos e 7 escalas maiores com bemóis./span>
Classificação e extensão vocal
Tonalidade é um sistema de sons baseados nas Escalas maior, menor, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. ... Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes.
Leia os sustenidos. O tom será definido pela nota um semitom acima do último sustenido marcado. Quando a música tem uma armadura com F# e C#, a nota um semitom acima do C# é o D, sendo esse portanto, o tom da música.
Você deve identificar o último sustenido (#) que aparece, independente de quantos existirem na Armadura de Clave, você deve sempre olhar o último. A Tonalidade da música será um grau acima desse último sustenido./span>
A tonalidade da música será um grau acima do último sustenido. No exemplo acima, o último sustenido estava na nota Dó, portanto, a tonalidade é Ré maior. Obs: um grau é a próxima nota da linha ou espaço. Se você quer saber a tonalidade relativa menor, basta pegar um grau abaixo desse último sustenido.
O sistema tonal, de tonalidade maior, responde a uma escala maior e suas relações de tensionamento e resolução. A escala maior caracterizasse por possuir dois tons consecutivos entre a tônica e o terceiro grau, a mediante. Em um tom menor a tônica e a mediante conservam-se em uma distância de um tom e um semitom./span>
Os sustenidos seguintes são adicionados, respectivamente nos locais da pauta correspondentes às notas dó, sol, ré, lá, mi e si. As armaduras de bemóis seguem a seqüência dos sustenidos na ordem inversa, ou seja: si, mi, lá, ré, sol, dó e fá. Há 15 diferentes armaduras incluindo a armadura vazia de dó maior/lá menor.
A função do sustenido é elevar uma nota em meio tom (mais uma vez, veja a aula de “tom e semitom”. ... E enquanto os sustenidos aumentam uma nota em meio tom (semitom) o bemol faz o contrário, ele baixa uma nota em meio tom. O símbolo do bemol é um pequeno 'b” depois de uma nota, por exemplo: Eb./span>
Da perspectiva ascendente, ela fica da seguinte maneira: C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B. Note que entre o Mi e o Fá não existe um acidente. Da mesma maneira, a escala termina em Si, portanto, recomeçaria em Dó, o que significa que entre essas notas também não existe um sustenido ou bemol./span>
Enarmonia é o termo usado quando um mesmo som possui mais de um nome. Por exemplo, Dó sustenido é o mesmo que Ré bemol. Diz-se, portanto, que essas notas são enarmônicas.
Em música, o sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação (♯) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. ... Exemplo: uma música em Lá maior tem três sustenidos na armadura (Dó, Fá e Sol).
Podemos dizer que o sustenido (#) serve para aumentar um semitom e o bemol (b) diminuir um semitom. Para muita gente fica mais fácil entender assim. Se temos a nota Lá acompanhada do sustenido (#) sabemos que precisamos ir no teclado e subir meio tom a partir da nota lá./span>
Bemol, na música, significa "mais baixo no tom". É o oposto de sustenido, que é um aumento de tom.
O bequadro é um símbolo da grafia das alturas que possui a função de cancelar um acidente seja sustenido ou bemol. ... O Bemol diminui a nota ou representa a diminuição da nota em um semitom./span>