O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.
Ele pode ser anatomicamente dividido em duas partes: periodonto de revestimen- to (também chamado de periodonto de proteção), formado basicamente pelo tecido gengival, e o periodonto de sustentação (também conhecido como periodonto de inserção), composto pelo cemento radicular, liga- mento periodontal e osso alveolar2.
A gengiva é composta pelos tecidos epitelial e conjuntivo, formando uma faixa de mucosa mastigatória em torno dos dentes decíduos e permanentes. É limitada na sua superfície vestibular pela linha mucogengival, que a separa da mucosa alveolar. ... No palato, a distinção entre a gengiva e a mucosa palatina não é possível.
O sulco gengival é o espaço ou fenda rasa ao redor dos dentes, delimitada de um lado pela superfície dos dentes e do outro, pelo epitélio que reveste a gengiva marginal livre.
De acordo com a profissional, o sulco gengival é o espaço ao redor do dente. Ele é caracterizado por seu formato em “V”, onde de um lado fica a superfície do dente e do outro o tecido gengival.
O sulco gengival tem o formato em "V" e permite a entrada de uma sonda periodontal com resistência. A determinação clínica da profundidade do sulco gengival é um importante parâmetro para o diagnóstico. Sob condições absolutamente normais, a profundidade do sulco gengival é zero ou ao redor de zero.
A gengiva aderida mais larga é encontrada na região dos dentes anteriores e decresce desde a área do canino em direção aos dentes posteriores. Exatamente na direção do epitélio juncional, onde se acha a aderência epitelial, encontra – se a ranhura gengival(G) que separa a gengiva marginal livre, da gengiva inserida.
Significado de Gengiva substantivo feminino Mucosa ricamente vascularizada que envolve as arcadas dentárias e onde se implantam os alvéolos.
Odontologia. A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal.
Periodontista. É o dentista que estuda e trata de todas as doenças relacionadas à gengiva e periodontos, conhecidas como doenças periodontais. Ele cuida do sistema de implantação e suporte dos dentes para que eles permaneçam firmes e fortes na boca.
A predisposição para formação de placa bacteriana subgengival em áreas onde há movimentação da margem gengival vem justificar a importância da gengiva inserida, pois essa seria capaz de produzir uma imobilização da mesma60.
Os estudos em seres humanos questionam a necessidade de uma faixa de gengiva ceratinizada e inserida, para evitar a recessão da margem gengival, em pacientes submetidos a programa de manutenção adequadamente planejado.
1. A mucosa ceratinizada proporciona a estabilização do selamento perimplantar devido a uma firme junção epitélio-implante, possibilitada pelo tônus das fibras colágenas.