Os riscos da broncoaspiração são o desenvolvimento de áreas de atelectasia (oclusão dos alvéolos pulmonares), pneumonia, pneumonite, hipóxia e até mesmo morte.
Confira o que fazer em cada caso de broncoaspiração: Atividades de reabilitação, com exercícios de estimulação da deglutição, que são realizados por fonoaudiólogos, assim como o suporte nutricional adequado.
pneumonia por aspiração é uma infecção pulmonar causada pela inalação de secreções da boca, de conteúdo estomacal ou de ambos. A pneumonite química é uma irritação pulmonar provocada pela inalação de substâncias tóxicas até os pulmões. Os sintomas incluem tosse e falta de ar.
Bebês, por exemplo, podem engasgar com o leite durante a amamentação ou ao golfar enquanto dormem. Em crianças menores, o risco maior é de broncoaspirar alimentos em grão ou engasgar com balas ou pequenos objetos levados à boca por curiosidade.
Às vezes as regurgitações são inofensivas, inaparentes e não causam problema, mas ocasionalmente o leite regurgitado pode ser aspirado para o pulmão, causando quadros graves de aspiração pulmonar, engasgo, perda de fôlego, cianose (coloração arroxeada da pele), insuficiência respiratória e até morte súbita do lactente.
A broncoaspiração — quando a pessoa inspira o vômito ou um corpo estranho e fecha as vias aéreas — é um dos grandes temores dos pais de recém-nascidos.
A volta do leite não é o único sinal do refluxo. Há casos em que o bebê tosse, apresenta chiado no peito e tem dificuldade para respirar. “A mãe também pode desconfiar do problema quando a criança chora demais, fica irritada, inquieta, dorme mal e recusa alimentos.
Se o recém-nascido golfa a cada mamada, ele pode estar comendo mais do que aguenta. Tente dar menos fórmula ou amamentá-lo por menos tempo e veja se ele está satisfeito. Se o seu bebê regurgita enquanto dorme, tente elevar sua cabeça no berço.
Caso continue a sair leite pelo nariz, a mãe deve deixar a cabeça do bebê mais baixa e dar duas palmadas de leve nas costas do bebê para pressionar o pulmão e interromper a asfixia (sufocação). Se o leite não parar de escorrer, a criança deve ser levada prontamente ao hospital. Isso faz parte do refluxo em bebês.
Esta falta de padrão é completamente normal nos primeiros meses, então, não precisa se preocupar. A respiração é tão irregular que é normal até que o bebê fique um tempo sem respirar — cerca de 10 segundos — e retorne às respirações como se nada tivesse acontecido.
É comum que os pais fiquem impressionados com o ritmo e com os sons da respiração do recém-nascido. Por ter um metabolismo acelerado, que demanda uma rápida entrada de oxigênio e uma saída eficaz de dióxido de carbono, o bebê faz mais movimentos respiratórios que um adulto.
O relógio também pode ajudar quando o bebê está cansado Uma criança de três meses se cansa depois de duas a três horas acordada. Enquanto isso, uma criança de um ano pode ficar brincando alegremente, sem se cansar, por cerca de três a quatro horas e uma criança de dois anos, de cinco a seis horas.
Como ajudar bebê com nariz entupido a respirar melhor
Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou mesmo tomar um banho morno porque isso ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.
Remédios caseiros para soltar o catarro