As Habilidades de Educação Física na BNCC que devem ser trabalhadas são: (EF12EF01): experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
Assim como dormir e se alimentar bem, praticar exercícios é essencial para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Sendo assim, a disciplina da Educação Física não poderia ficar de fora da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.
Logo, essas temáticas, reforçadas pelas competências gerais, apontam para uma presença maior de metodologias ativas nas escolas e modelos de ensino híbrido, que utilizam a tecnologia para mediar o conhecimento.
Assim, para desenvolver essas dimensões, os currículos devem contemplar as 10 competências gerais da BNCC, um conjunto de conhecimentos que precisamos desenvolver e que estão conectados com os desafios do mundo contemporâneo.
Competências socioemocionais: apesar dessa expressão estar na moda no universo da educação, você sabe como aplicá-la na prática? Confira dicas nesse conteúdo gratuito.
TODOS OS CONTEÚDOS DESTE SITE SÃO EXCELENTES E OBJETIVOS. SEMPRE UTILIZO NAS MINHAS AULAS, VISTO QUE O ENSINO MÉDIO PUBLICO DO CEARÁ NÃO POSSUI MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO. E ESSES SLIDES SÃO SUPER VÁLIDOS PARA FALICITAR A APRNDIZAGEM DOS MEU ALUNOS. OBRIGADA A EQUIPE.
A educação integral deve contemplar todas as dimensões do desenvolvimento humano, tanto na esfera cognitiva, acadêmica e intelectual quanto no desenvolvimento físico, social, emocional e cultural.
Incluindo suas formas individuais, em dupla ou em grupo. Com o conteúdo do Impulsiona, até o professor que não sabe dançar vai conseguir ensinar aos alunos. Acesse aqui.
Elas são necessárias para o desenvolvimento de sujeitos autônomos, capazes de se adaptar às necessidades de um mundo em transformação, e são orientadas pelo princípio da educação integral.
A BNCC traz orientações para nortear os currículos das redes públicas e privadas da Educação Básica, e sua implementação é uma oportunidade de garantir um padrão de qualidade no ensino do país.
Além das lutas mais conhecidas, podem ser contempladas as tradicionais brasileiras (capoeira, huka-huka, luta marajoara etc.), e de outros países (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, etc.). No Impulsiona: judô e karatê, luta Olímpica.
Por outro lado, habilidades representam manifestações específicas de competências, descrevendo as ações e tarefas que os alunos devem ser capazes de realizar para alcançar os objetivos educacionais.
A BNCC Ensino Médio está organizada por áreas do conhecimento, com dois ou mais componentes curriculares, e habilidades necessárias para o desenvolvimento de competências.
No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novas brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Mas nessa etapa de ensino, eles precisam ser desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.
As competências colocam o aluno em um lugar ativo no processo de ensino-aprendizagem e estimulam o desenvolvimento de habilidades capazes de promover impactos significativos na sociedade.
Assim, para se aprofundar ainda mais sobre a BNCC, recomendamos a leitura do documento completo. Para ajudá-lo nisso, baixe também nosso modelo de plano de aulas e facilite o trabalho de seus professores.
Flagball: parecido com o futebol americano, mas muito mais simples e seguro de ensinar aos alunos.
Desenvolvendo autoconfiança corporal: conteúdo para falar das características e do respeito ao corpo.
As 10 competências gerais A BNCC traz uma grande inovação ao estabelecer 10 competências gerais para nortear as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares. Segundo o documento, o desenvolvimento dessas competências é essencial para assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica.