Narradores de Jave retrata vários problemas sociais como: A falta de escolaridade em regiões como a do povoado, distantes dos grandes centros, com todos seus cidadães, com exceção do carteiro, não sabendo ler nem escrever. A pobreza enfrentada pela população, percebida na suas casas e formas de se vestir.
Drama
Seus habitantes, ao saberem da notícia, logo procuraram uma alternativa para que a pequena vila não fosse destruída. A solução encontrada pelos habitantes foi de escrever a história do vilarejo de Javé, que, por ter a maioria dos habitantes analfabeta, não possuía nenhum relato histórico documentado.
Narradores de Javé é um filme brasileiro de Eliane Caffé lançado em 2003. O drama estrelado por José Dumont recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. O longa metragem conta a história da pequena cidade de Javé, no interior do nordeste, que é ameaçada a tornar-se submersa pelas águas de uma nova hidrelétrica.
Biá, por mais talentoso que fosse na "regras da escritura" teve muitas dificuldades para pôr no papel as histórias de grandeza daquele povo, as quais não obtiveram registro oficial.
Resposta. Bom... Como o filme retrata a aflição dos moradores de Javé após saber que, será construída uma usina em seu território; os produtores tentaram contar e demonstrar como tudo aconteceu, por meio da memória descrita dos moradores do vilarejo.
Trata-se de um produto cultural que possibilita uma série de análises a respeito da cultura, das estruturas de poder, dos arquivos e das identidades.
Resposta. Resposta: A finalidade em buscar o passado de Javé era de buscar um selo de património cultural da cidade. Explicação: Com isso, a cidadezinha não seria inundada, pelas águas da barragem que seria feita, que no caso, Ânotio Bia, no conseguiu fazer o livro para salvar a cidade da inundação.
O contador de histórias é uma figura ancestral, presente no imaginário de inúmeras gerações ao longo da História. ... Mas o narrador oral é ainda mais antigo, remontando historicamente à Antiguidade greco-romana, na figura dos bardos, responsáveis pela transmissão de histórias, lendas e poemas orais na forma de canções.
O que significa fazer o "papel de escriba"? Significa escrever diferentes histórias dos lugares nos quais identificam as origens de um determinado povo. O registro serve para mostrar a existência, a história, a cultura e a crença de um lugar.
Significa escrever diferentes histórias dos lugares nos quais identificam as origens de um determinado povo. O registro serve para mostrar a existência, a história, a cultura e a crença de um lugar.
A oralidade e a escrita são duas formas de variação linguística, onde a oralidade é geralmente marcada pela linguagem coloquial (ou informal), enquanto a escrita, em grande parte, está associada à linguagem culta (ou formal).
Os resultados do trabalho de Chevrot et al. (2000) indicam que, não apenas a oralidade interfere na aquisição da escrita ,mas que a aquisição da escrita também interfere na (aquisição da) linguagem. A interferência da escrita na oralidade será referida como efeito retroalimentador da escrita na fala.
A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo quanto mais deseja na vida. Por isso cada pessoa depende da linguagem para viver em sociedade, pois ela é a base da cultura e dificilmente haveria civilização se não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.
O domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todas as disciplinas. Saber ler, escrever e interpretar leva a bons resultados, inclusive em matérias que envolvem números. Aprimorando o conhecimento sobre a língua materna, você adquire a capacidade de questionar o mundo ao seu redor.
Resposta. Pela obrigação cotidiana que temos em nossas vidas de escrever bilhetes, relatórios, preparar documentos, currículos, escrever e-mails. Se você souber dominar a língua portuguesa terá destaque e diferenciação no meio profissional.