EQST

Quais Efeitos Colaterais Da Etambutol?

Quais efeitos colaterais da etambutol? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais efeitos colaterais da etambutol?

Pode ocorrer em um ou em ambos olhos e quase sempre é reversível. Outras manifestações menos frequentes são prurido, artralgia, desconforto ou dor abdominal, mal-estar, cefaléia, vertigens e confusão mental. Podem surgir distúrbios da sensibilidade, parestesia nos dedos e trombocitopenia.

Para que serve o etambutol?

O etambutol é indicado no tratamento da tuberculose pulmonar e extrapulmonar. Pode ser usado como parte do tratamento inicial da tuberculose ou como tratamento alternativo.

Como age o etambutol?

Etambutol é um medicamento que tem como substância ativa o Cloridrato de Etambutol. A sua substância ativa age contra o microorganismo causador da tuberculose, interrompendo a sua multiplicação e diminuindo os sintomas da doença em algumas semanas.

O que é esquema RIP?

Consiste no uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses na fase intensiva e de rifampicina e isoniazida por quatro meses na fase de manutenção.

Quais são os efeitos colaterais da rifampicina?

Podem surgir ainda coloração avermelhada e marrom da urina, fezes, saliva, suor e lágrimas. Outras reações incluem calafrios, respiração ofegante, tontura, dores musculares, tremores e hematúria (urina com sangue).

Para que serve o medicamento pirazinamida?

Pirazinamida, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é destinado ao tratamento das diversas formas de tuberculose, na primeira etapa do esquema básico, em associação com a rifampicina e a isoniazida.

Qual o mecanismo de ação da etambutol?

Etambutol é um agente antituberculose que inibe o transporte dos ácidos micólicos na parede celular do bacilo da tuberculose. Também podem inibir a síntese de espermidina em micobactérias. A acção é geralmente bactericida, o Etambutol pode penetrar as membranas celulares para exercer o seu efeito letal.

Como tomar pirazinamida?

Tomar os comprimidos com água, preferencialmente com o estômago vazio. Em caso de dor de barriga podem ser tomados com leite. A etapa inicial do tratamento da tuberculose, na qual se emprega a Pirazinamida, não deve passar de dois meses. A administração é feita em dose única diária.