Resposta. Resposta: O arraial de Canudos era formado por moradores que fugiam da extrema miséria em que viviam do sertão nordestino. Em pouco tempo, o lugar reuniu 25.
Resposta. Foi por que deu uma guerra, chamada ´´A Guerra de Canudos ``, foi um conflito entre o Exército Brasileiro e o Movimento Popular de fundo sócio-religioso liderado por antônio conselheiro, que durou 1896 a 1897, então na comunidade dos Canudos, no interior do estado da Bahia, Brasil.
Resposta. Resposta: Os latifundiários estavam perdendo a mão de obra e as autoridades ficaram incomodadas com o rápido crescimento da comunidade.
Resposta. Porque a nenhum pertencia e era de todos... Aspecto religioso dacomunidade de Canudos.
Esse movimento foi idealizado para combater os latifúndios improdutivos, secas cíclicas, desempregos e a grave crise econômica e social na qual o Nordeste estava sofrendo.
No Brasil, os movimentos messiânicos foram marcados pelo sebastianismo português, com comunidades comandadas por líderes religiosos messiânicos. ... O movimento começou a se espalhar pelo país e o governo brasileiro massacrou a comunidade na Guerra de Canudos, destruindo-a em 1897.
O messianismo é, em termos restritos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias [mashiah em hebraico, christós em grego], com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido.
As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.