Os Estados Unidos perderam seu status de protetor da liberdade com tantas notícias de atrocidades causadas aos civis do Vietnã. Além disso, as forças armadas registraram mais de 700.
Em 1975, Saigon, capital do Vietnã do Sul, foi conquistada, e a guerra encerra-se com a unificação do Vietnã sob o comando do governo comunista. Ao todo, fala-se que essa guerra causou a morte de cerca de quatro milhões de pessoas, sendo metade dessas mortes de civis.
1337 – 1453
25 de junho de 1950 – 27 de julho de 1953
Fim da Guerra da Coreia e o armistício Em 27 de julho de 1953 foi assinado o armistício de paz em Panmunjon, restabelecendo as fronteiras sobre o paralelo 38° Norte. Deste modo, as fronteiras voltaram ao determinado durante a Segunda Guerra: a Coreia do Norte manteve-se comunista e a do sul, capitalista.
25 de junho de 1950 – 27 de julho de 1953
A história da divisão das duas Coreias remonta ao fim da Segunda Guerra Mundial. Desde 1910, o território era ocupado pelos japoneses, que se renderam após a explosão das bombas atômicas. Com a derrota, a Coreia foi dividida entre soviéticos e americanos, exatamente no paralelo 38.
A divisão da Coreia em Coreia do Norte e Coreia do Sul resulta da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial de 1945, terminando o domínio colonial de 35 anos do Japão na Coreia. ... A Coreia do Sul surgiu, após décadas de regime autoritário, como uma democracia liberal capitalista, com uma das maiores economias do mundo.
Após a Segunda Guerra Mundial e a partir da Guerra Fria, a Coreia foi dividida em dois países ao longo do paralelo 38 (agora a Zona Desmilitarizada Coreana). ... Desde o fim da Guerra da Coreia, a reunificação tornou-se um desafio maior à medida que os dois países se tornaram cada vez mais divergentes.
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem em estado de tensão desde a Guerra da Coreia, conflito ocorrido em meio ao contexto da Guerra Fria. ... Por trás das suas hostilidades que se presentaram durante a Guerra da Coreia (1950-1953), as duas Coreias firmaram um armistício, mas nunca chegaram a assinar um acordo de paz.
Antecedentes. A guerra que se iniciou em 1950 foi resultado direto da divisão que existia na península e que havia sido imposta por Estados Unidos e União Soviética ao final da Segunda Guerra. Esse conflito refletiu a tensão que existia por causa da bipolarização do mundo no contexto da Guerra Fria. Não pare agora...
A história da Coreia tem o início ligado à legendária dinastia de Tangun, cujo primeiro rei governou a partir do ano 2333 a.C. Esse primeiro reino, com capital em Pyongyang, durou 12 séculos e dele se conservam alguns monumentos, altares e tumbas.
A guerra oficialmente acabou neste dia, porém, até os dias atuais, nenhum tratado de paz foi firmado entre as duas Coreias. O Norte, contudo, alega que venceu a guerra.
Um cessar-fogo que dura até hoje encerrou o conflito em 1953, o que significa que, em tese, as Coreias do Norte e Sul continuam em guerra. Como um acordo de paz nunca foi assinado, oficialmente Coreia do Sul e Coreia do Norte continuam em guerra. ...
118.
37.
Coreia
A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). ... Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.
A Guerra do Afeganistão começou em 1979, quando as tropas soviéticas invadiram o país para derrubar o presidente e lutar contra os rebeldes mujahidin. ... Esse confronto começou em 1979, quando o exército soviético invadiu o Afeganistão, e se prolongou por dez anos.
A Guerra da Coreia foi resultado direto da divisão arbitrária daquela península por EUA e URSS durante a Conferência de Potsdam, em julho de 1945. No entanto, para entendermos melhor o contexto da divisão da península em 1945, é preciso recapitular alguns pontos da história coreana ao longo do século XX.
Resposta. - Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.
Inserida no contexto da Guerra Fria, a Guerra da Coreia representou a confrontação entre URSS e EUA, criando o receio de uma terceira guerra mundial. A Guerra da Coreia, conflito que ocorreu na Península da Coreia entre os anos de 1950 e 1953, configurou-se como um dos momentos mais críticos da Guerra Fria.