O fedor vem da secreção de duas glândulas que o animal possui em cada lado da abertura anal. O líquido liberado é um álcool chamado butilmercaptana e essas glândulas, chamadas perianais, só entram em ação quando o gambá está irritado ou se sente ameaçado.
Porém, a característica mais marcante desse animal é o terrível odor proveniente de um liquido produzido pelas suas glândulas axilares, que o gambá utiliza como um recurso de defesa quando se sente ameaçado. O liquido é tão fétido que atrapalha o agressor em seu potencial ataque, possibilitando que o gambá escape.
Nezara viridula (Linnaeus, 1758), conhecida pelo nome comum de maria-fedida ou percevejo-da-soja ou fede-fede, ou em Portugal como percevejo-fedorento, é um percevejo da família dos pentatomídeos, de ampla distribuição no Brasil. Tais insetos possuem coloração verde, clareando na parte ventral.
No Brasil, existem quatro espécies de gambás, sendo que duas delas têm distribuição no Rio Grande do Sul. São elas: a Didelphis aurita, conhecida popularmente como gambá-de-orelha-preta (Figura 6), e a Didelphis albiventris, mais conhecida como gambá-de- orelha-branca (Figura 1).
Os gambás podem reproduzir-se de uma a três vezes por ano. O período de gestação é de 12 a 13 dias, após o qual podem nascer até 20 filhotes.
Didelphis virginiana: 13 dias
De acordo com a dona, o mamífero não se irrita em tomar banho, que é dado uma vez por mês.
Devido o grande consumo de frutos e pelo fato de as sementes germinar após a ingestão, esta espécie de gambá é considerada uma importante dispersora de espécies arbóreas nas florestas. ... A espécie também tem uma função ecológica importante, pois eles se alimentam de baratas e escorpiões.