Resposta: Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. ... Algumas espécies são monóicas, com desenvolvimento direto, sem estágio larval; e outras são dióicas, com diversos platelmintos parasitas possuindo estágios larvais.
Uma espécie dioica é aquela em que os gâmetas femininos (ex.: óvulos, oosferas) e os gâmetas masculinos (ex.: anterozoides, espermatozoides) são produzidos por indivíduos distintos, femininos e masculinos, respetivamente.
São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose. Pseudoceros dimidiatus, uma espécie da classe Turbellaria. Estima-se aproximadamente 20.
A digestão dos nematódeos é completa, ocorre de forma extra e intracelular, passando o alimento pelo trato digestório. Devido à ausência do sistema respiratório nestes animais, as troca gasosa ocorrem através da superfície cuticular epidérmica.
Os nematoides ou nematódeos são triblásticos, pseudocelomados, não segmentados, com simetria bilateral e de tamanho muito variável, existindo espécies de 0,3mm até 8 metros de comprimento (Placentonema gigantissima).
Quanto às parasitoses humanas, temos a lombriga (Ascaris lumbricoides) como o seu mais conhecido representante, sendo essa a responsável pela ascaridíase. A ancilostomose, ou amarelão é causada por outros representantes, o Ancylostoma duodenale ou o Necator americanus.
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase.
Possuem simetria bilateral, são pseudocelomados, têm tubo digestivo completo e dimorfismo sexual. Destacam-se neste filo duas classes (para alguns autores, filos): Nematoda e Nematomorfa.
Os nematelmintos (do grego nematos, fio; helminthes, verme) constituem um grupo de vermes que possuem o corpo liso, cilíndrico e alongado. A maioria desses animais vive livremente. Esse animal causa a ascaridíase, uma das verminoses mais comuns em todo o mundo. ...