Equipamentos de puxada alta trabalha, em geral, a grande dorsal, músculos deltoides, bíceps braquial, trapézio e outros músculos menores com função estabilizadora. Apesar de ter foco principal no treino dorsal, permite diversas variações e o trabalho de diferentes conjuntos musculares.
Os autores KRAMER e FLECK (2001) apresentam a remada baixa como um exercício que fortalece os músculos da parte superior das costas, como o trapézio e rombóides, além dos extensores de ombro, como o latíssimo do dosrso e a região posterior do ombro, como o deltóide parte espinal.
Remada baixa, remada sentada ou puxada baixa, é um equipamento para academias que permite trabalhar de maneira eficiente a musculatura das costas. Seus exercícios são focados no latíssimo do dorso e no trapézio.
A remada curvada serve para o desenvolvimento muscular harmônico e é um dos poucos exercícios de costas que utiliza o peso livre. Devido à posição curvada, o movimento ativa o dorso, trapézio (porção média e inferior), romboides, deltoide, bíceps braquial, serrátil, entre outros músculos.
No caso da cadeira flexora, temos um grau maior de flexão de quadril, o que otimiza a contração muscular dos isquiotibiais. Resumindo, a grande diferença da cadeira flexora e mesa flexora é a angulação do quadril, a amplitude de movimento e a forma como os isquiotibiais são solicitados.
O exercício de cadeira abdutora é em tese, bem simples. Não há necessidade de uma grande estabilização e o movimento é básico. Porém, é importante manter a coluna e o quadril estabilizados. O movimento precisa ser, exclusivamente de abdução de quadril.
Flexor de pernas sentado é um equipamento que trabalha os três principais músculos posteriores: o bíceps femoral, os semitendíneo e semimembranoso. Esses três músculos juntos compõem o tendão.
Cadeira adutora e abdutora É possível fazer o exercício de duas formas nesse aparelho – em movimento de adução ou abdução, como o próprio nome diz. Os movimentos adutores são feitos empurrando o aparelho contra a parte interna das pernas, já abdutores são feitos com o aparelho posicionado na parte externa das pernas.
Para que serve o leg press Os exercícios de leg press estimulam os músculos do quadríceps e do disco tibial (posterior de coxa), que são aqueles que promovem a extensão do joelho e do quadril. Nas execuções do exercício, não é feito um trabalho de flexão direta, mas sim de resistência e de força.