É usada para combater prisão de ventre e obesidade. Pois possui propriedade diurética, laxante e depurativa, porém em grandes doses, há irritação no tecido renal, pois é contra indicada em casos de glomerulonefrite, nefrite e outros tipos de infalmacão nos rins.
Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Podas anuais estimulam a renovação da folhagem. Aprecia o frio subtropical. Tolera estiagem e encharcamentos por períodos não muito prolongados.
Devem ser cultivadas a meia-sombra, em vasos ou jardineiras com terra rica em matéria orgânica, regadas a intervalos regulares. A planta é tolerante ao frio e sua multiplicação é feita por sementes e por divisão da planta, preservando a sua estrutura. Se necessário, fazer podas de contenção de sua ramagem.
Propagação: A melhor forma de propagar o aspargo-samambaia é por sementes e por divisão de touceiras, Mudas novas costumam aparecer nas proximidades da planta mãe. Sua raiz cresce muito e se plantada em vaso, depois de algum tempo precisa ser transplantado para um vaso maior.
O passo-a-passo para fazer mudas da Aspargo-Alfinete é:
Cuidados com o Aspargo samambaia – Asparagus setaceus Evitar temperaturas abaixo de 12 graus. Cultivado a meia sombra, não suporta o sol das 10 às 17 horas. Se cultivada sob sombra, sua folhagem torna-se amarelada. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
Cuidados
Luminosidade e solo Os bambus em geral preferem umas 8 horas de sol por dia, embora algumas espécies precisem de sombra naquela parte do dia que é mais quente. Se você plantar bambu em uma região mais fria, plante-o em área com sombra parcial, para que quando o inverno chegar ele não sofra muito de desidratação.
Verticalmente o colmo deve ser retirado com os nós intactos nas duas pontas, em seguida eles devem ser enterrados até a metade e a parte que ficou de fora da terra deve ser preenchida com água para evitar um ressecamento, isso deve ser feito até que a brotação surja dos nós.
Pode a planta. Remova todos os galhos ou caules que se sobressaiam demais ou que pareçam secos ou mortos. Não se esqueça de usar luvas durante a poda pare evitar arranhões provocados pelas folhas pontiagudas do aspargo. É ideal usar uma tesoura de poda. Não precisa de nada maior para essa função.
A melhor forma de se fazer mudas é através da divisão de touceiras, de um único vaso é possível retirar várias mudas, uma outra maneira, é plantar as sementes dos frutinhos vermelhos, lembrando que esses frutos não são comestíveis.
ÁGUA: Manter o solo moderadamente úmido, no inverno colocar pouca água, mas cuidar para que ele não fique totalmente seco, porque assim irá ocasionar a queda de folhas. CLIMA: Quente mas é tolerante a temperaturas baixas. PODA: Fazer antes da primavera.
É uma planta muito resistente e fácil de manter. Ela só não gosta de baixas temperaturas. Eu costumo regar 2 a 3x por semana na primavera e verão, ou quando está quente e/ou seco. No outono e inverno, ou quando está frio e/ou úmido, rego 1 a 2x por semana.
Passo a passo para recuperar um cacto murcho por falta de água
Pegue o cacto cuidadosamente com o auxílio de jornais e coloque-o no centro do vaso. Delicadamente, preencha o espaço em torno de seu cacto com terra. Coloque o quanto for necessário para que o cacto fique no lugar, sem compactar a terra. Posicione-o e verifique se ele não está muito profundo ou muito raso.
Coloque uma camada de areia grossa em cima dos pedriscos. Após, coloque um pouco do solo para cactos e coloque a planta, ainda segurando com os palitos, para manter ela de pé e vá preenchendo com o solo até cobrir as raízes. Caso o cacto fique instável sobre a terra, coloque mais até ele ficar mais firme.
Quando os primeiros espinhos aparecerem, permita que a planta respire. Nas semanas seguintes ao plantio de suas novas sementes de cacto, os brotos começarão a germinar. Cactos normalmente crescem muito lentamente, de modo que isso pode levar um mês ou mais.
A maioria dos cacto se desenvolvem melhor quando recebem pelo menos algumas horas de sol pleno por dia durante a época de crescimento. Isso não quer dizer que eles não crescam em uma janela virada para o norte, mas se desenvolverão mais devagar e menores. Em todo caso, pode-se deixá-lo perto de uma janela.