A cal hidratada atua, basicamente, como um aglomerante, permitindo o endurecimento da argamassa através do contato com o ar. Esse elemento garante muitas outras vantagens, como melhor trabalhabilidade e plasticidade da argamassa, maior potencial de aderência ao revestimento e grande capacidade de retenção de água.
A cal hidratada é um material aglomerante que confere mais plasticidade e trabalhabilidade às argamassas. Em argamassas de assentamento e revestimento de alvenarias, ela aumenta o poder de retenção de água da argamassa, evitando destacamentos entre argamassa e os componentes da alvenaria.
Como fazer a mistura com cal hidratada: Recomenda-se o uso de 2 a 2,5 litros de água para cada quilo de cal (16 a 20 litros de água/saco de 8kg). A Cal de pintura Itaú já é hidratada, logo ela não libera calor ao ser misturada com água como a cal virgem e não necessita de tempo de descanso antes de sua aplicação.
Para uso externo, recomenda-se o traço: 1:1:6 => 1 lata (18 litros) de cimento 1 lata (18 litros) de cal hidratada 6 latas (18 litros) de areia ... No segundo traço, para cada metro de areia, serão necessários aprox. 5 sacos de cimento (50 kg) e 7 sacos de cal (20 kg.)
Foram usados, aproximadamente, 326 sacos de cimento para 160 m² de construção + o acabamento externo. Fazendo um cálculo simples, chega-se a 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção, em média.
Características Técnicas