Quando os níveis de estrogênio estão altos o suficiente, eles avisam o cérebro causando um aumento dramático do hormônio luteinizante (LH) (11). Esse pico é o que induz a ovulação (liberação do óvulo do ovário) ocorrer. A ovulação acontece geralmente entre 13-15 dias antes do começo da próxima menstruação (12).
Fase folicular Nesse período, o endométrio — mucosa que reveste o útero — é expelido, pois não houve gravidez. Muitas mulheres sentem cólicas nessa fase devido às contrações do útero.
Você já deve ter ouvido falar que não é possível engravidar durante a menstruação, mas isso não é totalmente verdade. Embora seja improvável que você engravide perto da ou durante a menstruação, ainda existe uma chance pequena de concepção nesse período do mês.
A fase lútea tem início após a ovulação. Ela dura aproximadamente 14 dias (a menos que ocorra fecundação) e termina pouco antes da menstruação. Nesta fase, o folículo rompido se fecha após a liberação do óvulo e forma uma estrutura chamada de corpo lúteo, que produz quantidades cada vez maiores de progesterona.
Momento da ovulação visto durante um exame de videolaparoscopia. O óvulo que está sendo liberado está marcado pela seta. Logo após a ovulação ocorre um pequeno sangramento geralmente auto-limitado o que forma o corpo hemorrágico que em seguida se torna amarelo, dando origem ao corpo lúteo (do latim corpo amarelo).
A massa que se desenvolveu no útero da jovem é conhecida como mola hidatiforme invasiva, uma espécie de tumor que cresce na placenta e costuma ser confundido, a princípio, com uma gestação — pois também eleva os níveis de beta HCG, o hormônio da gravidez. "O meu útero nutriu a massa desse câncer como se fosse um bebê.
O corpo hemorrágico (ou corpo lúteo sangrento) é uma estrutura temporária formada imediatamente após a ovulação do folículo ovariano, que colapsa e é preenchida com sangue que coagula rapidamente.
Significado de Anecoico adjetivo Que não causa eco, que não repete o som pela reflexão de suas ondas sonoras. Que não se consegue visualizar pela ultrassonografia, por não originar ecos: conteúdo, cisto anecoico.