Além disso, como não possui sabor forte, a farinha de banana verde pode também ser usada para substituir a farinha de trigo no preparo de bolos, muffins, biscoitos e panquecas. É importante também aumentar o consumo de água para garantir que o bolo fecal fique bem hidratado e sua eliminação seja facilitada.
tantas são as opções para incluir biomassa de banana verde no preparo. Ela pode ser feita a partir de diversos tipos de banana – nanica, prata ou maçã. Vale lembrar que a banana é conhecida por ser rica em vitaminas A, B1, B2, fósforo, magnésio e potássio, além de ser antioxidante.
A partir do 10º dia após a colheita não foram observadas alterações no pH, permanecendo os valores de 4,06 para a banana Prata e 4,53 para a banana Nanicão. O decréscimo do pH ao longo do amadurecimento é esperado.
Biomassa de banana verde
A biomassa de banana verde também é fonte de inúmeras vitaminas, entre elas as do complexo B, que dão energia. Como não tem gosto, ela pode substituir leite condensado, creme de leite, leite e maionese para dar liga às receitas.
O ponto certo para a colheita é quando os frutos começarem a mudar a cor de verde para amarelado. Haverá vários estágios de maturação, então ficar atento para não passar deste ponto. Deixar em local fora do sol e abrigado da chuva, e dos animais frutíferos, aguardando seu amadurecimento completo.
Esse processo dura de doze a 24 meses, dependendo das condições do ambiente. Depois do cacho, nenhuma folha mais nasce. Como cada uma delas dura até 180 dias, mesmo se não for cortada a bananeira seca poucos meses depois do cacho ser retirado. Há ainda outro bom motivo para dar fim à planta idosa.
Esta é a da penca. Neste estágio, e acho que em qualquer outro, se estiver em penca, o melhor seria cortar com tesoura junto com o cabinho, em vez de puxar, cada vez que for pegar uma banana.