O Encceja é aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Porém, moradores de municípios pequenos e vilarejos terão de fazer a prova na cidade mais próxima. A escolha da cidade é feita no sistema de inscrição do Encceja.
O candidato deve ir ao instituto que indicou no momento da inscrição para realizar a solicitação do certificado. O atendimento pode ser realizado em 283 campi de 32 institutos credenciados que estão espalhados em 24 unidades da Federação.
As provas são aplicadas em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde. A parte de avaliação do conhecimento sobre as disciplinas é feita por meio de provas aplicadas pelo Inep. O Encceja é composto por 30 questões objetivas em cada turno e uma redação, independentemente do nível para o qual é a certificação.
Como é a prova do Encceja? Para obter diploma do Ensino Fundamental, a prova terá: 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 Redação.
100
cinco horas
A avaliação é feita através de quatro provas compostas por 30 questões cada, e 1 redação. Os quatro cadernos de prova são divididos em Linguagens (Português), Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ciências da Natureza.
Pode sim, se você tem 18 anos ou mais de idade poderá optar, durante a inscrição, pela certificação do ensino médio, mesmo ainda não tendo concluído o ensino fundamental. Porém para candidatos menores de 18 anos e com mais de 15 anos de idade poderão realizar somente a prova para certificação do ensino fundamental.
Então, a prova do Encceja utiliza uma metodologia diferenciada de avaliação. ... Porém, você não precisa se preocupar tanto em acertar todas as questões para passar, porque não é tão difícil conquistar a nota mínima Encceja para receber o certificado do Ensino Médio.