O Google Maps é, provavelmente, o mapa digital mais conhecido no Brasil. O recurso, que em fevereiro comemora 15 anos, permite a visualização de vários lugares do mundo inteiro, contando ainda com a opção de vista em satélite.
Com o avanço da internet, muitas pessoas puderam fazer uso da mais recente tecnologia em seu benefício. No passado, se você queria saber mais sobre um determinado lugar, você tinha que contar com a ajuda de guias impressos ou mesmo de estranhos na rua, por exemplo.
Mapas digitais: visão geral
Em primeiro lugar, os mapas digitais nada mais são do que a imagem digital do mundo real junto com a topografia. É um mapa eletrônico onde você pode ver todos os recursos geológicos, incluindo recursos feitos pelo homem, como estradas, por meio de uma Interface Gráfica de Usuário. As imagens e rotas obtidas são geradas através do sensoriamento remoto.
Além disso, não termina quando a coleta de dados é concluída. Portanto, muitos softwares pedem atualizações para os próprios usuários. Isso ocorre porque nosso mundo físico muda todos os dias.
Os mapas e a cartografia passaram por uma profunda revolução a partir dos anos 70. Foi nessa época em que começaram a se difundir os primeiros softwares chamados de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e os programas CAD (Computer Aided Design) (CÂMARA & DAVIS, 2001). Esses dois tipos de sistemas, aliados a crescente utilização de satélites para observação terrestre, transformaram a produção cartográfica tradicional, analógica, para o mundo digital.
Como são chamados os mapas digitais tridimensionais?
Os mapas digitais precisam de muitos dados. Precisa de vários sistemas, como sensoriamento remoto e GIS. Também precisa de vastas imagens de satélite. Você pode dizer que precisa de uma abundância de imagens de satélite coletadas ao longo do tempo. Ele também precisa de grandes dados no nível da rua.
Outra novidade é a sugestão de rotas eficientes de acordo com a situação do tráfego viário do momento, para usuários que acessem o software enquanto estiverem no trânsito.
Carro cartógrafo
A Uber, particularmente, causou e ainda causa debates devido à forma como afetou o segmento de transportes, gerando revolta entre motoristas de táxi e questionamentos em relação ao modelo de negócio que seguem.
Esses mapas são arquivos digitais semelhantes aos de um jogo de videogame do tipo ‘simulador de vôo’, só que o relevo mostrado neles é cópia do real. Até pouco tempo atrás, os mapas digitais em três dimensões só eram realidade em aplicações militares.
Esse grande volume de dados é coletado a partir de critérios predeterminados, armazenados e avaliados por softwares especializados em data mining, analytics e Business Intelligence (BI). A tecnologia é imprescindível nesse sentido, porque seleciona apenas os dados relevantes para a análise e depois gera relatórios para embasar a tomada de decisão.
Essas oportunidades fazem parte de um desenvolvimento intenso dos serviços de cartografia nos últimos anos. Basta pensar que apenas na metade do século passado é que surgiram tecnologias para armazenamento e tratamento de dados desse tipo.
O programa de mapeamento digital mostra então informações visuais sobre a melhor rota possível, utilizando as informações dos sensores. O programa de mapeamento digital também precisa da Internet para buscar os dados mais recentes do mapa e mostrar os dados de tráfego em tempo real.
O mapa digital é um recurso que vem se consolidando ao longo dos últimos anos e está cada vez mais presente na rotina das pessoas. Com o lançamento de novas tecnologias, o acesso à informação geográfica tornou-se mais ágil e até mesmo indispensável para as decisões cotidianas.
Como elaborar um mapa de risco passo a passo?
Crie um mapa que seja fácil para as crianças iniciarem a busca e esconda o tesouro em um lugar sem riscos de ser encontrado até o final da brincadeira. Comece a desenhar. Use um papel em branco e comece desenhando a bússola para que os caçadores consigam se orientar, e não esqueça de incluir as pistas.
Tomaremos o exemplo do telefone celular para explicar seu funcionamento. Quando você liga o GPS do seu telefone, o sensor GPS é ativado e encontra o mínimo de quatro satélites GPS terrestres. Em seguida, encontra as coordenadas exatas comunicando-se com o satélite.
Aplicação de mapas digitais
Se você já usou qualquer site ou aplicativo de mapas para encontrar seu caminho pela cidade, conferir o estado do trânsito ou ver onde está o seu ônibus, você já se beneficiou de um mapa digital. Essa tecnologia é usada por milhões de pessoas a cada dia, praticamente no mundo inteiro.
A cartografia encontra-se no curso de uma longa e profunda revolução, iniciada em meados do século XX, e certamente a mais importante depois do seu renascimento, que ocorreu nos séculos XV e XVI.
Clique em "Mapa sem título" no canto superior esquerdo.
Atribua um nome e uma descrição ao seu mapa.
Onde surgiu cartografia Digital?
O sistema cartográfico contemporâneo nasceu nas escolas de Alexandria e Atenas.
O que são mapas digitais tridimensionais?
Esses mapas são arquivos digitais semelhantes aos de um jogo de videogame do tipo 'simulador de vôo', só que o relevo mostrado neles é cópia do real. Até pouco tempo atrás, os mapas digitais em três dimensões só eram realidade em aplicações militares.
Onde encontramos usamos os mapas digitais no nosso cotidiano?
Apesar do mapeamento digital poder ser encontrado em uma variedade de aplicações computacionais, como o Google Earth, o principal uso desses mapas é com o Sistema de Posicionamento Global, ou a rede de satélites GPS, utilizados em sistemas de navegação automotivo padrão.
O que fornecem os mapas digitais?
Mapas digitais fornecem um meio eficiente e prático de criação de imagens gráficas. Por causa disso, podem ser dinâmicos e criados em tempo real. ... Dados podem ser usados erroneamente, resultando em mapas com erros ou conteúdo questionável.
Como criar mapas georreferenciados?
GEORREFERENCIAMENTO USANDO ARCGIS Abra o Google Earth, acesse o local que deseja salvar a imagem para ser georreferenciada. Neste exemplo iremos utilizar uma imagem da cidade de Ceres – GO. Após definir a área desejada no Google, aperte a tecla F11 para exibir a imagem na Tela Inteira.
Como fazer mapas ilustrativos?
10 passos para criar um mapa ilustrado
Pesquisa e organização. Faça a pesquisa sem pressa e pense em tudo que gostaria de incluir em seu mapa. ...
Formato. O próximo passo é pensar na plataforma em que deseja publicar o mapa ilustrado, pois isso determinará seu formato. ...
Fundo. ...
Ruas. ...
Lugares. ...
Nome de ruas. ...
Ícones. ...
Doodles.
Mais itens...•7 de mai. de 2021
Quando e como surgiu a cartografia?
Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.
Qual é a história dos mapas?
Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais.
Como são chamados os mapas digitais tridimensionais?
Mapeamento digital (também chamado de cartografia digital) é o processo pelo qual um conjunto de dados são compilados e formatados em uma imagem virtual. ... O exemplo atual de mais bem sucedido de mapeamento digital colaborativo e com dados livres é o OpenStreetMap.
O que é a cartografia digital?
Um sistema de Cartografia Digital (CD) pode ser compreendido como um conjunto de ferramentas, incluindo programas e equipamentos, orientado para a conversão para o meio digital, armazenamento e visualização de dados espaciais. Um sistema de Cartografia Digital tem como ênfase a produção final de mapas.
Onde podemos encontrar os mapas?
Os mais conhecidos são o Google Maps e o Maplink, que fornecem informações sobre o trânsito e as ruas das cidades, além do IBGE Países, que oferece a localização e algumas informações sobre todos os países.
Como os mapas podem ser úteis em situações do dia a dia?
A partir dos mapas podemos realizar estudos de todos os aspectos da natureza, relações econômicas, além da configuração de como está estruturado o espaço geográfico, e todas as interações entre o homem e a natureza.
Qual o objetivo da anamorfose nos mapas?
Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa.
Como criar mapa com coordenadas?
Veja como você pode usar esses itens para criar o mapa personalizado:
Abra a pasta de trabalho no Excel, que contém os dados das coordenadas X e Y para sua imagem.
Clique em Inserir > Mapa.
Clique em Novo Tour.
No Power Map, clique em Página Inicial > Nova Cena.
Escolha Novo mapa personalizado.
Mais itens...
Como elaborar um mapa de risco passo a passo?
Elaboração: o Mapa de Risco deve conter, para cada setor, um gráfico com círculos coloridos referentes a cada tipo de risco e seu grau de periculosidade.De preferência, o Mapa de Risco deve ser feito a partir da planta da área. No entanto, no caso de ausência do projeto arquitetônico, pode ser feito um croqui do local.
Como fazer um mapa de piratas?
Crie um mapa que seja fácil para as crianças iniciarem a busca e esconda o tesouro em um lugar sem riscos de ser encontrado até o final da brincadeira. Comece a desenhar. Use um papel em branco e comece desenhando a bússola para que os caçadores consigam se orientar, e não esqueça de incluir as pistas.
Porque a cartografia surgiu?
Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.
Qual foi o período que a cartografia mais evoluiu?
A cartografia encontra-se no curso de uma longa e profunda revolução, iniciada em meados do século XX, e certamente a mais importante depois do seu renascimento, que ocorreu nos séculos XV e XVI.