Caxias, Maranhão, Brasil
Gonçalves Dias (Antônio Gonçalves Dias), poeta, professor, crítico de história, etnólogo, nasceu em Caxias, MA, em 10 de agosto de 1823, e faleceu em naufrágio, no Maixio dos Atins, MA, em 3 de novembro de 1864.
Caxias, Maranhão, Brasil
Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque: a) apoia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliteraçóes.
"Amou-me como se ama a luz querida, Como se ama o silêncio, os sons, os céus, Qual se amam cores e perfume e vida, Os pais e a pátria, e a virtude e a Deus!"
Nesse poema o autor tem a intenção de se declarar a sua amada, retratando uma paixão absurda, tão grande e intensa que é capaz de "colorir toda extensão azul do céu." O eu - lírico do poema então compara o seu amor com as melhores sensações da vida e representa seu amor de forma simbólica nos encantos da natureza.
Eu te amo, não só agora mas sempre, e sonho com o dia em que você vai me abraçar novamente. Se você que saber o quanto eu te amo é simples: multiplique as estrelas do céu pelas gotas dos oceanos. Eu te amo para amar-te e não para ser amado, pois nada me dá tanta felicidade como te ver feliz.
"Amou-me como se ama a luz querida, Como se ama o silêncio, os sons, os céus, Qual se amam cores e perfume e vida, Os pais e a pátria, e a virtude e a Deus!"
Os elementos usados para expressar o sentimento amoroso através dê comparações com os ELEMENTOS DA NATUREZA . Tais como : o silêncio, a luz, o aroma,céus a estrela , mar ;o horizonte ;clarão da branca lua, 2- A religiosidade- outra característica da primeira fase do Romantismo- está presente no poema.
Os pais e a pátria e a virtude e a Deus. 04 – Em que estrofe o nacionalismo romântico está presente através de uma comparação? Na 5ª estrofe: “Como se ama... os pais e a pátria...”.
Verificado por especialistas O recurso retórico o eu-lirico utiliza para intensificar a expressão dos seus sentimentos é a alegoria e em alguns momentos a metonímia, usando palavras substitutas e complementares para reforçar a intensidade dos seus sentimentos.
Amor é fogo que arde sem se ver, de Luís de Camões é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.
1° você está em tudo que penso, sinto e vejo. 2° Eu te amo, você é a força, o motivo, a razão pela qual eu encontrei pra nunca, jamais desistir. 4° Eu poderia ter escolhido qualquer um pra me espelhar. Mas foi você, com essa força enorme, esse sorriso sincero, que eu escolhi!
Porque ao seu lado eu sou a mulher mais feliz do mundo. Te amo porque você é meu e me faz sentir tão tua. E é tua que eu quero ser pra sempre, por toda esta vida e por todas as outras que permitirem nossas almas de se encontrarem. ... Porque eu amo te amar.
Leia o poema se Carlos Drummond de Andrade:“As Sem -Razões do Amor”Eu te amo porque te amo. ... Porque amor não se troca,não se conjuga nem se ama. Porque amor é amor a nada,feliz e forte em si mesmo. Amor é primo da morte,e da morte vencedor,por mais que o matem (e matam)a cada instante de amor.
Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo. Amor é primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor.