“A probabilidade da união de dois eventos é igual a soma das probabilidades de ocorrência de cada um dos eventos, subtraída da probabilidade da ocorrência dos dois eventos simultaneamente.”
Se a intersecção entre os conjuntos A e B formam um conjunto não vazio, indica que eles possuem elementos em comum, dessa forma a probabilidade da união desses dois eventos pode ser definida da seguinte forma A U B = A+B – (A ∩ B), então: p(A U B) = p(A) + p(B) – p(A ∩ B)
determinamos a fórmula para o cálculo da probabilidade de dois eventos simultâneos, que é dada por: Note que para se obter a probabilidade de ocorrerem dois eventos sucessivos, que é p(A∩B), basta multiplicar a probabilidade de um deles ocorrer pela probabilidade de ocorrer o outro, sabendo que o primeiro já ocorreu.
Probabilidade clássica é uma parte da probabilidade que calcula analiticamente as chances de determinado fenômeno acontecer. Ela é calculada como sendo o número de vezes que um fenômeno ocorre dividido pelo número de vezes que ele poderia ocorrer. Por exemplo, para um dado, a chance de sair o número 1 é 1/6.
A abordagem estatística é chamada de abordagem microscópica, porque exige o conhecimento do comportamento das partes microscópicas que compõe um fluido. A abordagem clássica é chamada de macroscópica, porque não exige esse conhecimento. Esse tipo de estudo foca no macro (no todo) não no micro (nas pequenas partes).