São fatores que influenciam o poder de compra da população, que é dependente de dados como renda, preços, poupança, endividamento e disponbilidade de crédito. Outras variáveis importantes para o ambiente econômico são as taxas de inflação, renda per capita, tarifas de câmbio.
O tamanho da empresa, seu ramo de atividade, sua finalidade e seus objetivos são alguns dos critérios que precisam ser levados em consideração para estabelecer a estrutura corporativa.
Visão – mostra aonde a empresa quer chegar e traz seus objetivos de longo prazo. É também o que orienta suas ações e aspirações para o futuro. Motiva os colaboradores e líderes a irem além e ajudar a empresa a conquistar grandes realizações e deve ser uma meta palpável e realista.
A missão de uma empresa pode ser definida como a razão pela qual ela existe, o motivo pelo qual ela foi concebida e projetada. São estes preceitos que evidenciam as diretrizes da instituição quanto ao seu planejamento estratégico e visão de futuro.
Formada pela logomarca e pelo slogan, a marca deve traduzir a imagem que a empresa pretende passar ao mercado. A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado.
Para concretizar o sonho de abrir uma empresa é preciso ter planejamento e organização, além de estar atento a todas as questões burocráticas, como cadastros, registros, contratos e impostos.