Os carbonos assimétricos, denominados de quirais, são representados por C*. O conceito de quiral é associado a um átomo de carbono ligado a quatro substituintes diferentes, dispostos segundo os vértices de um tetraedro. A mudança de posição de dois dos grupos substituintes conduz a uma simetria da molécula.
Para identificar um carbono quiral, basta reconhecer um carbono que possui quatro ligantes diferentes, independentemente se a estrutura orgânica for aberta ou fechada.
Um carbono assimétrico ou quiral é um átomo de carbono que está ligado a quatro grupos diferentes entre si.
Já, a molécula diidroxiacetona não tem série L nem D, visto que ela não apresenta nenhum carbono assimétrico ou quiral. “Lembrando: dois carboidratos são estereoisômeros um do outro quando um for à imagem refletida do outro.” 1 Ligantes é toda uma estrutura, não apenas um átomo.
Estereocentro ou centro estereogênico é qualquer átomo em uma molécula em que os grupos tais que o intercambiamento dos grupos conduz a um estereoisômero. ... é muitas vezes confundido com o conceito de centro quiral, que é um ponto (átomo) que está ligado a quatro substituintes diferentes.
A isomeria de função, também denominada de funcional, é aquela em que os compostos se diferenciam por pertencerem a grupos funcionais diferentes. A isomeria plana ou constitucional é aquela em que dois ou mais compostos possuem a mesma fórmula molecular, porém, diferenciam-se em algum aspecto de sua fórmula estrutural.