Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos). A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico.
Junção dermoepidérmica É a zona de transição dermoepidérmica, produzida pelos queratinócitos basais e fibroblastos dérmicos.
Fornece protecção contra traumas mecânicos no nosso organismo, amor tecendo os impactos. - A é a parte profunda da pele. É um tecido conjuntivo denso irregular com fibroblastos, algumas células adiposas e macrófagos. O colagénio constitui a principal fibra, mas encontram-se também fibras de elastina e de reticulina.
O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.
O sistema tegumentar é formado pela pele e por seus anexos. Ele atua para evitar a perda de água, impedir a entrada de micro-organismos, garantir a proteção contra a radiação ultravioleta, proporcionar a percepção sensorial, além de estar relacionado com a termorregulação e a secreção de substâncias como suor e sebo.
Entenda, a seguir, como oito doenças agem.
D
As doenças de pele são caracterizadas quando há algum dano no tecido da derme ou nas camadas mais profundas, causando dores, infecções ou outras condições. Muitas pessoas associam as doenças de pele com a exposição solar ou ao descuido com os nossos tecidos – entretanto, essa ideia é um pouco equivocada.
A coceira pode ser provocada por diversos motivos, como doenças dermatológicas, alguma lesão ou até mesmo por doenças sistêmicas. Algumas das causas incluem: Dermatite: Principal causador da coceira, a doença é caracterizada pelas presenças de manchas avermelhadas que descamam, coçam e podem ter evolução crônica.
A coceira no corpo surge quando alguma reação estimula terminações nervosas da pele, o que pode acontecer por diversos motivos, sendo que os principais incluem algum tipo de alergia ou irritação na pele, como por ressecamento, suor ou picada de inseto.
As pintas vermelhas, conhecidas como nevos rubi, são pontinhos ou bolinhas de sangue que podem aparecer, ou aumentar, em algumas fases da vida. “Elas acontecem por conta de um crescimento anormal dos vasos sanguíneos e apresentam-se como pintas de 1 a 4 milímetros na cor vermelha.
A manchas vermelhas na pele, quando não são acompanhadas de nenhum outro sintoma, são normais. Podem surgir principalmente devido à picada de insetos ou serem marcas de nascença.
As manchas vermelhas na pele do bebê podem aparecer devido ao contato com uma substância alergênica como cremes ou o material da fralda, por exemplo, ou estar relacionadas com diversas doenças de pele, como dermatite ou eritema.
Sinais e sintomas de alergia alimentar no bebê
– Dermatites variadas. Além da miliária, citada acima, outras inflamações cutâneas causam manchas vermelhas e coceiras nas axilas. Também conhecidas como eczemas, elas podem ser provocadas por diversos fatores, desde fungos até origem genética.
A alergia na axila pode ser desencadeada pelo uso excessivo das lâminas, que tem atrito com a pele. Dessa maneira, a superfície torna-se seca e, além de ter erupções, também pode descamar. Geralmente, esse tipo de alergia não causa coceira embaixo do braço, mas pode deixar a região hipersensível.
Passar na pele produtos hipoalérgicos ou calmantes, como cremes ou loções com babosa, camomila ou alfazema por exemplo, que acalmam e hidratam a pele; Aplicar compressas de água fria sobre as axilas, para reduzir os sintomas de irritação e sensação de queimação.
Tratamento: dependendo do tipo de foliculite, a solução para essa doença nas axilas pode ser o uso tópico de pomadas ou cremes corticóides e antifúngicos, compressas mornas e úmidas três vezes ao dia, água termal para aliviar a irritação que causa manchas vermelhas na pele e, por fim, a depilação à laser - único ...
Depois de depilar, aplique um óleo removedor de cera com um algodão e, se necessário, faça um acabamento com a pinça. Finalize com uma limpeza com uma loção antisséptica para afastar bactérias. Acalmar a pele após a depilação com um gel cicatrizante ajuda a evitar processos inflamatórios e o escurecimento da pele.
Então, há dicas simplificadas sobre como depilar os pelos das axilas.