EQST

O Que Uma Gengiva Inserida?

O que é uma gengiva inserida?

A gengiva inserida é a continua com a gengiva marginal. Ela é firme, resistente, resiliente, e firmemente ligada ao periósteo do osso alveolar subjacente. A porção vestibular da gengiva inserida se estende à mucosa alveolar móvel e relativamente frouxa e é demarcada pela junção mucogengival.

O que é o índice CPOD?

O índice CPOD, formulado por Klein e Palmer, em 1937, é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países. A sigla CPO tem origem nas palavras "cariados", "perdidos" e "obturados", e o D indica que a unidade de medida é o dente 20,21.

Quanto ao índice CPO D é correto afirmar?

CPO-D. Quando a unidade de medida é o dente temos o índice CPO-D, ou seja, Dentes 'Cariados, Perdidos e Obturados. Ainda que a denominação mais correta, neste último caso seja "Restaurado", para efeitos do índice se mantém a inicial "O" como uma concessão à sua melhor sonoridade.

O que é CPOD e CEO d?

Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em po- pulações são o CPO-D, para dentes perma- nentes, e o ceo-d, para dentes temporários.

Qual o índice para avaliar a cárie dentária em dentes permanentes?

O índice "CPO em 2 Hemiarcos" (CPO2Hemi) corresponde ao número médio de dentes permanentes atacados pela cárie, nos hemiarcos superior esquerdo e inferior direito, calculado multiplicando-se por dois o valor do CPOD obtido nos dois hemiarcos.

É o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes?

- Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

O que é placa bacteriana e sua relação com as doenças da boca?

Placa bacteriana - Também denominada de biofilme dental pelos profissionais de odontologia, a placa bacteriana é uma película viscosa e incolor formada por bactérias e restos alimentares acumulados na superfície dos dentes e na gengiva. Ela se desenvolve mais rápido com a ingestão frequente de açúcares.

Qual a diferença entre cárie e placa bacteriana?

A diferença entre placa bacteriana e tártaro nos dentes A acumulação de placa bacteriana e de tártaro nos dentes são problemas dentários comuns. Uma acumulação significativa de placa bacteriana pode resultar em cáries dentárias e doença das gengivas. O tártaro nos dentes é placa calcificada.

O que é pior tártaro ou cárie?

Verificado por especialistas. A diferença entre cárie, placa e tártaro radica em que a primeira é uma forma de infecção, a segunda é um tipo de resíduo pegajoso e, o terceiro é uma fase mais avançada da placa, que fica endurecida nos dentes.

Como saber se é tártaro ou cárie?

Sintomas da cárie: muito além da mancha branca! Os dentes começam a perder sua proteção natural e vão ficando mais sensíveis, principalmente ao mastigar e ao consumir alimentos doces, gelados e quentes. Depois disso, cavidades na superfície são formadas e manchas marrons começam a aparecer.

Quem é o vilão o cálculo ou a placa bacteriana?

Um deles chamado de Streptococus Mutans se alimenta de açúcar, capaz de dissolver o esmalte do seu dente, ocasionando a cárie. Mas não é só ele o vilão dos nossos dentes, tem também o Streptococus gordoni, Porphiromonas gingivalis, presente nas infecções da gengiva.

Como eliminar o tártaro da gengiva?

Colocar um pedaço de pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes normalmente por 2 minutos. No final, enxaguar a boca com água. Esta técnica pode ser usada 2 a 3 vezes por semana, durante 2 semanas, ou de acordo com a orientação do dentista.

Como amolecer tártaro dos dentes?

Bicarbonato e limão A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

O que é cálculo Subgengival?

Cálculo” é o nome técnico de “tártaro”, que é a bactéria periodontal, calcificada, e que “gruda” nos dentes. Se o cálculo não é removido, ele vai aumentando e entrando pela gengiva (por isso o “subgengival”).

O que é placa Subgengival?

A placa supragengival apresenta um arranjo colunar de espécies bacterianas morfologicamente distintas e a placa subgengival é frequentemente caracterizada por uma zona de Gram-negativos e/ou espécies móveis localizadas adjacentes ao revestimento epitelial da bolsa, enquanto bastonetes e cocos Gram-positivos parecem ...

O que é cálculo nos dentes?

Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

O que é cálculo salivar no dente?

Cálculo ou tártaro, em Odontologia, é o resultado da mineralização da placa bacteriana ou biofilme maduro. Os depósitos de cálculo tem sido relatados em animais livres de qualquer bactéria (animais "germ-free"), e podem ser o resultado da calcificação de proteínas salivares na superfície do dente.

Como é formada a placa dental?

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.

Como retirar cálculo dental?

COMO REMOVO O TÁRTARO DOS DENTES? Enquanto a placa bacteriana pode ser removida através da escovação e do uso do fio dental em casa, o cálculo dental somente pode ser removido por um profissional no consultório do dentista.

O que é dor na boca?

A dor na gengiva pode acontecer quando se escova os dentes com muita força ou devido quando se usa incorretamente o fio dental. No entanto, a dor na gengiva, quando frequente, pode ser indicativo de situações mais sérias e que necessitam de tratamento, como gengivite, sapinho ou câncer de boca, por exemplo.

O que é uma dor epigástrica?

A dor na boca do estômago é o nome popular para a chamada dor epigástrica ou epigastralgia, que é a dor que surge na parte superior do abdômen, logo abaixo do tórax, região que corresponde ao local onde o estômago se inicia.

O que pode ser dores no maxilar?

Existem diversas causas que podem estar na origem de uma dor no maxilar como é o caso da disfunção da articulação têmporo-mandibular (ATM), problemas dentários, sinusite, bruxismo, osteomielite ou até dor neuropática.