O iodeto de hidrogênio (HI) é uma molécula diatómica. Quando se encontra no estado aquoso, este composto é conhecido por ácido iodídrico, um ácido forte. ... O composto HI é utilizado na síntese de iodo e como agente redutor.
Hidrácidos: aqueles ácidos que não possuem oxigênio na fórmula do composto anidro. Exemplos: HCl, HCN, HF, etc. ... Oxiácidos: aqueles que possuem oxigênio em suas moléculas.
Hidrácidos: ácidos que não apresentam oxigênio na sua composição. Exemplos: HI, HCN e H2S. Oxiácidos: ácidos que apresentam oxigênio na sua composição. Exemplos: H3PO3, H2SO3 e HBrO2.
Qual dos ácidos a seguir é classificado como oxiácido, diácido e forte? ... Em relação a esse ácido, assinale a alternativa correta. a) é um hidrácido.
Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base. O valor 7 é o neutro, que corresponde à água. Um ácido é qualquer composto químico que, em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+).
QUANTO AO NÚMERO DE HIDROGÊNIOS
Os ácidos são definidos como as substâncias que sofrem ionização em presença de água e originam, como um dos íons, o cátion H+. O que caracteriza os ácidos, de forma geral, é que eles apresentam o sabor azedo.
Com base na definição de Arrhenius, a fórmula dos ácidos apresenta um padrão característico, que é HyX. Dessa forma, o que diferencia um ácido de outro, em relação às suas fórmulas, é o tipo de ânion (X) e a quantidade de hidrogênios (y).
HI
HMnO₄
H3PO3
H2S2O7
H₄P₂O₇
Ela varia de 0 a 14, em que, para valores abaixo de 7, temos uma solução ácida, e para valores maiores de 7, as soluções são consideradas básicas.
Neste texto, você terá acesso a aplicações de um alguns importantes ácidos inorgânicos.