EQST

Qual A Funço Dos Ventrculos Enceflicos?

Qual a função dos ventrículos encefálicos?

Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide. Estão situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículo.

Para que servem os ventrículos?

Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.

Quem produz o líquido cerebrospinal?

O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no ...

Onde é produzido o líquido cerebroespinhal?

Características do líquido Cefalorraquidiano É produzido nos plexos coroides dos ventrículos cerebrais e no epitélio ependimário, sendo que 70% do LCR é derivado de filtração passiva do sangue e secreção através do plexo coroide. As duas principais funções do LCR são relacionadas à homeostase: proteção e circulação.

Onde é produzido o líquido cefalorraquidiano?

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um fluido biológico que está em íntima relação com o sistema nervoso central (SNC) e seus envoltórios (meninges). É um ultrafiltrado produzido pelos plexos coróides e está presente nos ventrículos cerebrais e no espaço subaracnóideo.

Onde o líquor é produzido?

Através das aberturas medianas e laterais do IV ventrículo, o liquor passa para o espaço subaracnoideo, sendo reabsorvido principalmente pelas granulações aracnoideas que se projetam para o interior da dura-máter. ... A circulação do liquor é extremamente lenta e são ainda discutidos os fatores que a determinam.

Qual a função do líquor no sistema nervoso central?

Sua principal função é a proteção física do tecido nervoso, porém também é responsável pelo transporte de metabolitos, neurotransmissores e nutrientes, ajudando na defesa (imunidade) do sistema nervoso central. A obtenção do líquor é realizada rotineiramente através do procedimento de punção lombar.

Onde se localiza o plexo coroide e qual a sua função?

O plexo coroide é a área do cérebro localizada dentro dos ventrículos que produz o líquido cefalorraquidiano (LCR) para nutrir e proteger o cérebro.

Para que serve o exame de líquor da coluna?

Chama-se punção lombar ao procedimento que retira uma pequena quantidade do líquor (também chamado líquido cefalorraquidiano , líquido que banha o cérebro e a medula espinhal ), por meio de uma fina agulha, para exame das suas características físicas, citológicas, microbiológicas e químicas.

Para que serve o exame de punção lombar?

A punção lombar é um procedimento que, geralmente, tem por objetivo a coleta de uma amostra do líquido cefalorraquidiano que banha o cérebro e a medula espinhal, através da inserção de uma agulha entre duas vértebras da região lombar até atingir o espaço subaracnoideo, que é um espaço entre camadas que revestem a ...

Como é realizada a coleta do LCR e quais os cuidados a serem seguidos para a aceitação da amostra?

A coleta do LCR deve ser feita por meio de uma punção, em ambiente hospitalar, que pode ser suboccipital (logo abaixo do crânio) ou lombar (entre a terceira, a quarta e a quinta vértebras lombares). É imprescindível que o procedimento seja totalmente estéril e realizado por um profissional treinado.

Como o LCR deve ser processado para a realização da cultura?

A - Procedimentos para cultura de líquor (LCR) Deve ser colhido com assepsia em dois tubos limpos e estéreis, bem vedados com tampa de borracha ou tubo de rosca. Um tubo destina-se aos exames microbiológicos e o outro à citoquímica, sendo de preferência o segundo tubo coletado encaminhado para setor de microbiologia.

Quais as análises realizadas na rotina do LCR?

Análise citológica Em um LCR de um adulto normal, há uma predominância de linfócitos (60%-70%), seguido de monócitos (30%-50%), e, em menor quantidade, de neutrófilos (1%-3%). Em crianças há uma maior proporção de monócitos, nos quais até 80% podem ser observados em um LCR normal.

Em quais situações podemos encontrar macrófagos no LCR?

Foi encontrado o macrófago hemático no LCR de pacientes portadores de patologia neurológicas nem sempre associadas a um surto hemorrágico próximo ou remoto, quais sejam: hidrocefalias, procesoa inflamatórios, crises convulsivas repetidas, tumores encefálicos e medulares.

Como solicitar liquor?

A coleta da amostra é um procedimento médico; Deve ser feita antes do inicio da antibioticoterapia para aumentar a sensibilidade diagnóstica; Recomenda-se a coleta sequencial do líquor em, no mínimo, 3 frascos estéreis devidamente identificados e numerados de 1 a 3: 1 (bioquímica), 2 (bacteriologia) 3 (hematologia) ...

Que são os macrófagos e qual sua função?

O macrófago é uma célula de defesa do organismo e que atua no sistema imunológico. Os macrófagos são encontrados no tecido conjuntivo e se concentram em órgãos com a função de defesa do organismo. ... Célula de formato irregular.