O risco cardiovascular é uma probabilidade que depende da associação dos fatores de risco ponderados à sua importância enquanto causadores ou facilitadores do aparecimento ou desenvolvimento de doença.
O sistema cardiovascular significa literalmente “cardio-” ou coração e “vascular” ou um sistema ou uma rede de vasos sanguíneos.
Conheça algumas das doenças cardiovasculares mais comuns
As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, e que surgem com a idade, normalmente relacionadas a hábitos de vida poucos saudáveis, como alimentação rica em gordura e falta de atividade física, por exemplo.
Como evitar as doenças cardiovasculares?
Entretanto, algumas consequências de doenças cardiovasculares podem ser episódios agudos, como infartos do miocárdio ou acidentes vasculares cerebrais, que ocorrem com a obstrução súbita de um vaso que irriga o coração ou o cérebro.
III - Quanto maior for o condicionamento cardiorrespiratório de uma pessoa, menores são as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares. IV - Aumento da sensibilidade à glicose, elevação da pressão arterial e aumento do colesterol HDL são fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Níveis baixos de ACR estão associados a alto risco de doença cardiovascular, certos tipos de câncer e maiores taxas de mortalidade. Há uma crescente relação entre a ACR e o nível geral de saúde.
Quanto aos principais efeitos do condicionamento físico no sistema cardiovascular, pode-se dizer que ele aumenta o volume sistólico máximo, o débito cardíaco máximo, o volume diastólico final e a massa ventricular e diminui a freqüência cardíaca de repouso e de exercício submáximo, a pressão arterial de indivíduos ...
Baixa aptidão significa que você fez exercício abaixo do esperado para sua idade. Poderia ter realizado mais exercício do que conseguiu alcançar.
A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade do organismo como um todo de resistir à fadiga em esforços de média e longa duração, cuja função depende fundamentalmente da captação e distribuição de oxigênio para os músculos em exercício, incluindo também os sistemas cardiovasculares (coração e vasos sanguíneos) e o ...
Também conhecido como Step Test, mensura a capacidade de recuperação após um teste com um banco (step) de 40 cm de altura. O paciente deve subir e descer durante 45 segundos, realizando 30 subidas e descidas. Ao finalizar o exercício, mede-se a pulsação durante os três primeiros minutos.
Nesse estudo, o déficit cronotrópico foi definido como in- capacidade de atingir 85% da FC max prevista para a idade (220 – idade), além de ter sido utilizado outro índice cro- notrópico.
O teste ergometrico nao avalia diretamente a funçao do ventriculo esquerdo (ve), mas pode dar indicios, como baixa capacidade funcional e alteraçoes com baixa carga de esforço. Quanto ao deficit cronotropico, significa incapacidade de aumentar a frequencia cardiaca no esforço.
O inotropismo e o cronotropismo representam força de contração e a freqüência cardíaca, respectivamente, e é o fator que altera o desempenho do coração em relação aos valores previstos pela auto-regulação heterométrica.