1 Canto ou lugar calmo e protegido, oculto e afastado. 2 Lugar onde alguém pode esconder alguma coisa ou se manter escondido; escaninho, esconderijo.
A palavra “reconhecimento” é formada pelo prefixo “re”+ radical “conhec” + sufixo “imento”, portanto é uma palavra com derivação prefixal e sufixal.
a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema? O processo de formação da maioria das palavras desse poema é justaposição, pois não ocorre alteração fonética. Por exemplo na palavra “pernalta” percebe-se uma mudança, ja em superpopulação não ocorre o mesmo.
a palavra passatempo é oriunda de um processo de formação denominado de composição. Explique como acontece a formação por esse processo, procurando observar os elementos da palavra analisada. AndresHappy7792 está aguardando sua ajuda.
A derivação regressiva existe quando morfemas da palavra primitiva desaparecem. Ex.: mengo (flamengo), dança (dançar), portuga (português). A derivação imprópria, mudança de classe ou conversão ocorre quando a palavra, pertencente a uma classe, é usada como fazendo parte de outra.
Ocorreu um processo chamado derivação prefixal e sufixal ou prefixação e sufixação. Isso acontece quando a palavra primitiva recebe, ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo, independentes entre si. ... E se tirarmos o sufixo "dade", a palavra desigual também existe. Portanto, eles são independentes.
Na tirinha abaixo, há um exemplo de justaposição: a palavra puxa-saco. Composição por aglutinação - Altera-se foneticamente ao menos um dos elementos formadores. Ex.: Plano + alto = planalto; água + ardente = aguardente. A palavra pernilongo, da tirinha abaixo, foi formada pelo processo de aglutinação.
A derivação é um dos processos básicos, juntamente com a composição, de formação das palavras do nosso léxico. ... A derivação consiste na formação de novas palavras a partir de uma palavra primitiva, ora materializada por meio de afixos.
O processo de derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintético, regressivo e impróprio. Faz-se pela anexação de prefixo à palavra primitiva. Exemplos: desfazer, refazer. Faz-se pela anexação de sufixo à palavra primitiva.
Ocorre a derivação regressiva quando se reduz a palavra primitiva. É esse processo que produz os substantivos deverbais, que são substantivos derivados a partir de verbos, pela eliminação da desinência verbal e acréscimo das vogais temáticas nominais –a, -o ou –e ao radical verbal.
Esse tipo de derivação consiste não no acréscimo de sufixo, mas na redução da palavra primitiva, originando-se um novo vocábulo: atraso (atrasar), mergulho (mergulhar), combate (combater), corte (cortar), sobra (sobrar), renuncia (renunciar), pesca (pescar), castigo (castigar), etc.
A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.
O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. Por exemplo: se adicionarmos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada, pedreiro.
Sufixo – O que é Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. ... O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.
Sufixos
O radical não é um morfema, ele é o elemento básico que traz a significação nuclear de uma palavra e de sua família. Exemplo: Flor, floral, florista, florido, etc.
1. Emitir, o gato, a sua voz característica; dar miados. 2. Emitir som semelhante à voz característica dos gatos.
Assim como temos “infografia” [radical info- (deduzido de informação) + -grafia] ou pandemia [pan- ('todos, a totalidade') + -demia (do grego dêmos 'povo' + o sufixo -ia, formador de substantivos da terminologia médica], podemos ter “infodemia”, para indicar neste momento a 'propagação em massa de informações, muitas ...
Comentário: o pronome não se relaciona ao processo de formação de palavras, e sim à substituição de palavras. Em qual das palavras a seguir o sufixo apresenta ideia de “agente”? Resposta Selecionada: Corretad.
Sufixo é o afixo colocado depois do radical, atribuindo uma ideia acessória. É responsável por criar palavras derivadas.
Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.
Em qual das palavras a seguir o sufixo apresenta ideia de "agente"? Resposta Selecionada: d. Cantor.
substantivo masculino e feminino Pessoas inflexível, intransigente, que não tem em consideração a opinião ou a maneira de pensar dos demais.