O termo "narcisismo" vem do mito grego de Narciso, um bonito jovem e indiferente ao amor que ao se ver refletido na água apaixonou-se pela própria imagem refletida. O conceito de egoísmo excessivo tem sido reconhecido ao longo da história. Na Grécia antiga, o conceito foi entendido como arrogância.
A distinção entre narcisismo e autoerotismo se encontra no fato de, no narcisismo, a libido investir o ego como objeto, enquanto que o autoerotismo caracteriza um estádio anobjetal. autoconservação de maneira diferente, não mais em correspondência ao conceito de pulsões do ego, o qual desaparece na segunda tópica.
O aumento de indivíduos narcisistas nas Redes Sociais, pode levar a um aumento do comportamento narcisista entre os usuários, e este pode passar a ser visto como aceitável em uma sociedade contemporânea já impregnada deste comportamento.
Os comportamentos narcisistas nos rodeiam. Famosos que se exibem nas redes sociais, a obsessão pelas 'selfies'. ... Foi o belo e vaidoso Narciso, personagem da mitologia grega incapaz de amar outras pessoas e que morreu por se apaixonar pela própria imagem, que inspirou o termo narcisista.