O Memorial é um texto narrativo-descritivo em que o professor analisa e reflete sobre acontecimentos de sua trajetória acadêmico-profissional e intelectual, avaliando cada etapa de sua experiência.
O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional, intelectual e artístico do candidato, avaliando cada etapa de sua experiência.
Veja abaixo alguns informações que devem constar no memorial descritivo de acordo com a ABNT:
O memorial deverá ser um documento descritivo, escrito em primeira pessoa, sendo sua formatação e estrutura de livre escolha do residente, devendo constar: nome, curso(s) de graduação/pós; trajetória pessoal, acadêmica e profissional, motivo de interesse para o Programa de Residência, e expectativas com o curso.
O Memorial deve conter um breve histórico biográfico do candidato, as principais etapas de sua formação universitária e as linhas de investigação adotadas como pesquisador. Além disso, deve conter uma descrição de suas atividades técnico-administrativas, didáticas e científicas.
O memorial é um campo de diálogo entre a memória e a História. É claro que esta interlocução pressupõe cuidados. Se por um lado perseguimos uma narrativa com poder explicativo, por outro não pretendemos nos precipitar na falta de responsabilidade institucional.
O memorial é a apresentação da trajetória acadêmica do/a estudante ou pesquisador/a, com base em informações objetivas e sucintas, não devendo exceder 8 (doze) páginas no caso de candidato/a ao Mestrado e 12 (doze) no caso de candidato/a ao Doutorado, excluídos elementos pré-textuais.
Um memorial é o espaço dedicado a salientar a formação acadêmica e científica do profissional e docente, trajetória e justificativas para as linhas de atuação.
MEMORIAL REFLEXIVO DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS Visa descrever, analisar e refletir sobre sua trajetória acadêmico-profissional e intelectual, avaliando cada etapa de sua experiência.
ORIENTAÇÕES PARA O MEMORIAL CIRCUNSTANCIADO – PRD-2013 Em linhas gerais, o gênero memorial pode ser utilizado academicamente para uma reflexão sobre o percurso construtivo de algum processo de ensino-aprendizagem de forma que, ao descrever esse percurso, o autor faça uma auto-avaliação de seu desempenho no processo.
O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional, intelectual e artístico do candidato, avaliando cada etapa de sua experiência.
1 Relato descritivo de memórias. 2 Escrito em que se relatam e registram fatos memoráveis; memórias. 3 V memento , acepção 3. 4 Arquit Monumento erigido em comemoração a pessoa ou coisa digna de ser lembrada.
Como vimos, o memorial de formação é uma forma de registro de vivências, experiências, memórias e reflexões que vem se mostrando imprescindível, não só para tornar público o que pensam e sentem os profissionais e futuros profissionais, mas também para difundir o conhecimento produzido em seu cotidiano.
Como o próprio nome diz, o memorial descritivo é um documento que serve para descrever o imóvel que será construído. Dessa forma, nele estão reunidos as informações gerais e acabamentos.
Um memorial descritivo é um documento que detalha todo o projeto a ser realizado, onde estão relacionados, um a um, todos os itens da edificação a ser construída. Estruturas, acabamentos, instalações, tudo deverá ser informado de acordo com o que será realizado na obra.
A Planta de Situação é aquela que apresenta uma representação da vista superior esquemática, que mostra o imóvel e sua zona de entorno No Memorial Descritivo são descritos as medidas do imóvel, suas coordenadas geográficas, vértices com azimutes e seus confrontantes.