Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe oposta à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver.
Classe social que controla os meios de produção e lucra com o trabalho do proletariado. A burguesia é a classe social que detém e controla os meios de produção. ... Para ele, é por isso que ela se torna dominante da classe operária, o proletariado.
Características do proletariado É produto do capitalismo industrial. Não possui meios próprios de subsistência. Vende sua capacidade física e intelectual, seu tempo e sua energia para realizar atividades para outrem. É alienado do processo e do resultado de suas ações, pois age sob a vontade do empregador.
Segundo a teoria marxista tradicional, a opressão da 'luta de classes' ocorria pelo fato de que o proletariado era forçado a se submeter à burguesia em razão de esta ser a dona dos meios de produção. ... Consequentemente, a burguesia pertencia à "classe opressora".
De acordo com teoria marxista, a ditadura do proletariado é o que se coloca entre o capitalismo e o comunismo. ... Segundo Marx quanto Engels, a Comuna de Paris (que durou por cerca de dois meses, antes de ser drasticamente reprimida pela burguesia) teria sido um exemplo da ditadura do proletariado.
Os PEQUENOS CAMPONESES aparecem como classe revolucionária na medida em que lutam contra a burguesia que possui os latifúndios, as grandes propriedades do campo. Mas o seu objetivo espontâneo é a distribuição da terra, conservando ainda a forma de pequena propriedade.
A burguesia, portanto, é a classe revolucionária de seu tempo, a Revolução Industrial. Foi através da sua vontade de deixar de ser oprimida que lutou contra a aristocracia e criou uma nova sociedade, a partir da transformação da sociedade feudal.
O proletariado surgiu junto com a Revolução Industrial, sendo esta classe composta por um vasto grupo de pessoas que não detinham meios de produção e nem tinham como competir com os grandes industriais, de modo que, para sobreviver, precisavam vender a sua força de trabalho.
Há duas classes sociais principais nesse sistema: os capitalistas (ou burgueses) e os proletários (ou trabalhadores). Os capitalistas são os donos dos meios de produção, eles empregam os trabalhadores e a eles pagam salários.
3) Com capital acumulado, onde os donos dos meios de produção investem? Na bolsa de valores.