Evento em que o valor eficaz da tensão do sistema se reduz, momentaneamente, para valores abaixo de 90% da tensão nominal de operação, durante intervalo inferior a 3 segundos.
A principal causa de afundamento de tensão é o curto-circuito em qualquer ponto de fornecimento de energia, mas também pode ser gerada por partidas de grandes motores.
Normalmente as subtensões são causadas pelas exigências de energia na inicialização de equipamentos elétricos tais como máquinas, elevadores, motores, compressores, ar condicionados, etc.
A sobretensão pode ser transitória ou permanente e trata-se de uma elevação brusca na tensão do sistema elétrico, que ultrapassa os limites mencionados anteriormente.
É provável que esteja com problemas em algum fusível ou disjuntor, ou ainda alguma emenda mal feita no percurso de algum circuito ocasionando falta de fase, quando liga o chuveiro, abre um novo caminho para a energia circular e consequentemente o restante da instalação é energizada.
Uma das razões que pode ser responsável pelas lâmpadas piscando é a instalação mal feita. Sendo assim, a fase provavelmente vai direto ao receptáculo da lâmpada, interrompendo o neutro e não o interruptor. O eletroduto contém diversos cabos elétricos para diferentes circuitos.
Quando a instalação é feita interrompendo o neutro ao invés de interromper a fase no interruptor, essa fase fica ligada direto no receptáculo (bocal) da lâmpada, ocasionando um baixo nível de tensão, fazendo com que ela fique piscando.
A temperatura de trabalho especificada para ventiladores, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é de até 130º C, portanto o motor fica quente. Caso essa temperatura seja demasiadamente alta ou seja possível observar faíscas dentro do motor. desligue imediatamente e procure um técnico.
Ao receber energia, o ventilador deve dar um impulso e começar a girar. Caso isso não aconteça, o ventilador de teto realmente está queimado.
OBS: DURANTE A PRIMEIRA SEMANA DE FUNCIONAMENTO É NORMAL O CHEIRO DE QUEIMADO DEVIDO AO VERNIZ DO ENROLAMENTO DO MOTOR. VERIFICAR SE OS PARAFUSOS QUE FIXAM AS PALETAS AO BICO DE POLIA ESTÃO APERTADOS. VERIFICAR SE A PORCA BORBOLETA ESTÁ DESAPERTADA.