Em virologia, 'tropismo' significa a propensão que um vírus tem em infectar determinado tipo de célula ou tecido em especial.
Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas e que atuam na regulação do seu desenvolvimento e crescimento. A função dos hormônios é atuar como "mensageiros químicos" entre células, tecidos e órgãos das plantas superiores. Eles possuem ação mesmo em pequena quantidade.
Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.
Os hormônios vegetais, ou fitormônios, atuam diretamente no desenvolvimento das plantas e envolvem processos como crescimento, floração, frutificação, entre outros. O desenvolvimento das plantas envolve processos como crescimento, floração, frutificação, entre outros.
A auxina, quando em altas concentrações no ápice das plantas, inibe o crescimento das gemas laterais, em um fenômeno chamado de dominância apical. ... É a partir disso que surgiu a poda das plantas, que consiste no ato de se retirar as gemas apicais para o desenvolvimento das gemas laterais.