A temática indianista representou um movimento de nacionalismo cultural apoiado na ideia de exaltação do homem primitivo e que gerou ideias importantes para se pensar a literatura brasileira, numa época pós-independência, em que se buscava uma identidade nacional.
O romance pode ser considerado uma obra em "prosa poética" pois apresenta uma narrativa épica, um lirismo amoroso e todo um trabalho com o vocabulário, porém, em formato de romance. ... Por outro lado, conhecer-se-ia o efeito que havia de ter o verso pelo efeito que tivesse a prosa.
Cinco Minutos é narrado em primeira pessoa, por meio de uma carta que é lida pela prima do narrador, chamada apenas de D.. Nesse tipo de narração, o leitor fica apenas como terceira pessoa, uma espécie de observador entre o narrador e sua prima, mas sem poder interferir ou fazer parte da história.
Há essa confusão porque mãe e filha têm voz parecida, e esse era o único meio pelo qual o protagonista a reconhecia. Após tantos desencontros, Carlota faz duas revelações especiais: ama-o também, mas é portadora de uma doença fatal que não é revelada, a tuberculose.
Foi o primeiro romance de José de Alencar - o maior representante do Romantismo brasileiro. O livro é muito interessante e a história é contada através da leitura de uma carta que é lida pela prima do narrador (que nunca tem o seu nome revelado), o leitor a conhece apenas por D.
Como o tempo está expresso em forma decimal (5,5 minutos) a leitura correta é cinco minutos e meio. Meio minuto é igual a 30 segundos. Assim, a resposta correta é: (5 x 60") + 30" = 330" (trezentos e trinta segundos).
Tabela de Conversão
A regra dos 5 segundos é bem simples: se você deixar algum alimento cair no chão, porém, pega-lo bem rápido, pode come-lo. O tempo exato para pega-lo é de no máximo 5 segundos. Esse seria o prazo para ele não se encher de germes que, inclusive, podem fazer mal a saúde.