Trilhas educativas são caminhos pedagógicos, percursos de aprendizagem nos quais campos diversos do conhecimento se organizam como contextos temáticos, integrando a escola à cidade. O estudante aprende melhor quando torna significativa a informação ou os conhecimentos que foram adquiridos.
Itinerários Formativos: Conjunto articulado de unidades curriculares, que promovem aprofundamento em Área do Conhecimento ou Formação Técnica e Profissional, em percurso com começo, meio e fim, abarcando os eixos estruturantes.
Portanto, para resumir: trilhas de aprendizagem são sequências planejadas de ensino e experiências, que tornam o processo de instrução, construção do conhecimento e treinamento de um profissional mais efetivo.
O kit está disponível de maneira online e gratuita no site do projeto. O EAD está disponível gratuitamente no portal TRILHAS – http://www.portaltrilhas.org.br/ensino-a-distancia.html. Os concluintes recebem certificados reconhecidos pelo MEC, o que contribui para o plano de carreira docente.
Uma trilha de conhecimento é um conjunto de atividades e tarefas com o objetivo de trabalhar uma competência ou habilidade específica, podendo ser agrupadas em módulos que representariam um conjunto mais amplo, mas com alguma coesão.
As trilhas de aprendizagem possuem o papel de ampliar cada vez mais a capacidade de aprendizagem da empresa. Ao desenvolver seus colaboradores de forma contínua, a empresa estará também desenvolvendo sua capacidade de se reinventar e se adaptar a um ambiente em constante processo de mutação.
Como citado, as trilhas de aprendizagem desenvolvem totalmente a autonomia do aluno. Dessa forma, permite a completa personalização com base em suas deficiências e conhecimentos, além de viabilizar a combinação de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em competências e gamificação.
Conheça alguns benefícios de fazer trilhas:
Trilha de aprendizagem é uma metodologia de desenvolvimento que tem como foco a integração de diversas técnicas de ensino. ... Uma das principais características dessa ferramenta é transformar o aprendizado em um processo contínuo e de longo prazo. Ou seja, aprender passa a ser uma parte natural do dia a dia.
Trilhas são caminhos existentes ou estabelecidos, com diferentes formas, comprimentos e larguras, que possuam o objetivo de aproximar o visitante ao ambiente natural, ou conduzi-lo a um atrativo específico, possibilitando seu entretenimento ou educação através de sinalizações ou de recursos interpretativos.
Corpo e mente saudáveis: confira os benefícios de fazer trilha
Fazer trilhas é uma forma de lembrar de onde vem a vida. Ouvir os barulhos dos bichos, identificar os cheiros das plantas, sentir a consistência da terra. ... Se pisar nas plantas, elas podem morrer. Estar junto à natureza também tem o poder de nos fazer perceber como somos pequenos, mesmo nos julgando tão importantes.
Pra quem faz trilha, o melhor tipo de lanterna são as de cabeça, mas você pode ter uma comum de mão. Coloque em sua mochila, mesmo em trilhas pequenas! Como trilheiro iniciante você precisa saber: imprevistos acontecem e você pode acabar se perdendo ou esticando a caminhada além do tempo planejado.
Trekking e hiking são dois termos muito usados por aventureiros no mundo inteiro. Mas, nem sempre a diferença entre as duas atividades é clara a todos os exploradores. Apesar de terem como base o mesmo princípio, no caso a caminhada na natureza, as duas práticas também tem características próprias bem definidas.
Já o trekking exige mais do praticante. Por isso, a primeira dica pra você que quer começar a praticar trekking é iniciar pela prática de trilhas. Não se aventure em um esporte mais extremo caso ainda não conheça seus limites. É interessante, também, que seja um praticante de atividade física.
Se você é simpatizante do trekking, se encanta com as maravilhas naturais ao redor do mundo e tem vontade de dar os primeiros passos rumo a essa aventura,confira algumas das principais informações acerca dessa atividade, as quais podem lhe ajudar a seguir na trilha certa.
Trekking de regularidade – O Trekking regularidade é considerado uma competição e possui regras bem delimitadas. Nesses casos o percurso e duração é determinado pela organização das provas. Geralmente é praticado por grupos de 3 a 6 pessoas que obrigatoriamente não podem conhecer o percurso até o momento da prova.
Conheça algumas dicas básicas para fazer o trekking com segurança.
Resposta: Trekking é uma palavra de origem sul-africana que significa seguir um trilho ou o chamado percurso pedestre e fazê-lo a pé. Como desporto está inserido na modalidade de caminhada ou/e trilha.
O trekking por lazer pode ser praticado em qualquer local que disponha de uma trilha interessante, mas alguns locais têm acesso restrito e precisam de autorização ou pagamento de taxas que permitam a tramitação de pessoas estranhas.
O trekking pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que a mesma conheça os limites do seu corpo. Os melhores lugares para se praticar o trekking: Não pare agora...
5 exercícios para fazer em casa e se preparar para o próximo...
10 Trilhas para quem está começando no Trekking
Como toda atividade física, o trekking traz evidentes benefícios para o corpo. Como se trata de um exercício aeróbico, ele aumenta a capacidade cardiovascular do praticante. Além disso, fortalece os músculos, que são bem exigidos no constante sobe e desce das trilhas.
* REALIZAR O PERCURSO CORRENDO. REALIZAR O PERCURSO ANDANDO. REALIZAR O PERCURSO SEM A MOCHILA.
6 Apps para Trekking
Equipamentos básicos para trekking
Muitas pessoas não conhecem o que é Trekking de Regularidade. A definição simples é: uma competição na qual o objetivo é percorrer trilhas determinadas previamente, em um tempo certo, marcando todos os pontos de controle, com o auxilio de uma planilha.
Trekking de velocidade – Também tem caráter competitivo e são chamadas de corridas de aventura, em que o objetivo dos competidores é alcançar postos de controle definidos pela organização da prova, no menor tempo possível, utilizando o caminho que melhor se adaptar ou achar melhor, e usando recursos como cartas de ...