Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais indicam, juntos, dezesseis caminhos ou orientações no espaço de referência. ... É, portanto, a partir dos pontos cardeais que podemos ter a correta consciência do lugar que ocupamos no espaço e da nossa posição relativa em relação a ele.
Os pontos subcolaterais são pontos situados entre os pontos cardeais e os pontos colaterais.
Para isso, são utilizados na orientação os pontos colaterais, também chamados de pontos intermediários que são: Sudeste (situado entre sul e leste – sigla SE), Nordeste (localizado entre Norte e Leste – NE), Noroeste (entre Norte e Oeste – NO) e Sudoeste (entre Sul e Oeste – SO).
Leste e oeste, respectivamente. No mundo, os pontos cardeais são representados pela letra de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais.
Os pontos subcolaterais cumprem a função de aumentar a precisão da rosa dos ventos. Para isso, são situados entre os pontos cardeais e os colaterais. Pontos subcolaterais: NNE: nor-nordeste - entre o norte (N) e o nordeste (NE);
substantivo masculino Lugar, endereço, data ou acontecimento que serve como referência, determinando e indicando a localização específica e/ou aproximada de alguma coisa, para que alguém se oriente, se guie: o hospital é o principal ponto de referência do bairro; usei a morte do personagem como ponto de referência para ...
Pontos de referência são elementos de um ambiente que se destacam dentre os outros. A característica que torna um elemento uma referência em tarefas de navegação ou localização pode ser visual (cor, tamanho), estrutural (localização proeminente) ou semântica (significado cultural, histórico ou atividade relacionada).
Verificado por especialistas. É fundamental a importância de termos pontos de referência para localização e orientação, visto que sem um ponto de referência, não há como nos orientarmos e nos locomovermos em direção ao destino desejado.
Os mapas têm grande importância por facilitarem o conhecimento de determinado lugar ou região. Eles são o retrato do lugar em dado momento. Fornecem informações importantes, como dados sobre a organização do espaço e como esse lugar foi mudando ao longo do tempo.
A importância dos mapas reside no fato de eles serem utilizados para localização, comunicação e medição de áreas e pontos.
Suas funções incluíam conhecer as áreas dominadas e as possibilidades de ampliação das fronteiras, demarcar territórios de caça e representar a visão de mundo que esses povos tinham. ... Eles foram fundamentais para a definição de estratégias militares e para a conquista de outros povos.
A partir das Grandes Navegações, entre os séculos 15 e 16, os mapas começaram a ser produzidos em maior quantidade. Naquela época, os europeus (principalmente portugueses e espanhóis) estavam explorando os oceanos em busca de novas terras. Assim, as áreas representadas nos mapas passaram a ser bem maiores.
Mapas Históricos do Brasil. Os primeiros mapas conhecidos em que territórios do Brasil aparecem foram publicados a partir de 1502, considerando a expedição de Gonçalo Coelho, em que Américo Vespúcio participou. Os textos de Vespúcio descreviam as terras que ele denominou de Novo Mundo e foram um sucesso na Europa.
O primeiro mapa que retrata o mundo como conhecemos hoje foi criado em 1507, praticamente 15 anos depois da chegada dos europeus ao continente americano, e foi criado pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522).