Girondinos (do francês girondin, por ter sido formado em torno de deputados do departamento da Gironda) era a denominação de um grupo político moderado da Assembleia Nacional (onde, juntamente com os jacobinos, de Robespierre, e os cordeliers, de Danton, representavam o Terceiro Estado) e da Convenção Nacional francesa ...
Os Girondinos defenderam, durante o processo da Revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França, após a queda do absolutismo. ... Defensores de um sistema republicano moderado, os girondinos eram favoráveis a exclusão dos mais pobres das eleições.
Os girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na politica. os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.
Os jacobinos defendiam uma revolução onde o povo participasse do governo. Os girondinos defendiam a revolução, porém, eram mais conservadores, pois ainda defendiam alguns aspectos do Antigo Regime. Os raivosos eram aqueles que só queriam a destruição, exigindo somente seus direitos.
Os jacobinos brasileiros foi uma expressão para remeter aos republicanos ostensivos, possuíam atitudes extremistas e estavam em oposição aos oligarcas. Sendo compostos pelos integrantes da burguesia inferior e também por empregados e funcionários também de classe baixa.
Os da esquerda eram chamados de jacobinos (liderados por Robespierre) e "cordeliers" (liderados por Danton e Marat).
Uma fase de “terror” se estabeleceu na França e Robespierre, líder do partido jacobino, foi o protagonista de ações antidemocráticas, perseguindo e matando pessoas. Seu radicalismo o levou à guilhotina por seus inimigos.
Ele tinha como principal objetivo a transformação da França numa república, baseada nos princípios de igualdade e virtude. Entre 1792 e 1794, os jacobinos lideraram o processo revolucionário na França, período que ficou conhecido como "Terror".
- Na Convenção os jacobinos usaram o poder para declarar o rei Luís XVI culpado de traição e condená-lo a execução na forca. ... - Em 1794, Robespierre e seu grupo perderam o apoio de grande parte dos jacobinos em função dos atos de extrema violência que vinham adotando. Sem apoio militar, foram dominados pelos girondinos.
A República Jacobina foi à fase mais dura: Radicalismo e terror, da Revolução Francesa (1789-1848), sendo ainda hoje um marco inesquecível para todos os países. ... Foi a priori, uma revolução de massa, social e amplamente caracterizada pela radicalidade. A hegemonia jacobina foi estabelecida entre os anos de 1793 a 1794.
Os jacobinos faziam parte de uma organização política, criada em 1789 na França durante o processo da Revolução Francesa. ... Ele tinha como principal objetivo a transformação da França numa república, baseada nos princípios de igualdade e virtude.
No centro, o grupo da planície (ou pântano), defendendo os interesses da burguesia financeira, mas tendo uma atitude oportunista dizia-se estar do lado de quem estava no poder. À esquerda e no alto, a montanha (jacobinos), defensores dos interesses da burguesia e do povo.
Resposta. Os girondinos representavam a burguesia industrial e comercial, defendiam o voto censitário e a propriedade privada. Os jacobinos defendiam um governo central forte, o voto universal e a participação popular na direção do processo revolucionário.
Resposta: Explicação: A planície, também chamada de pântano, era um partido político que interagia com os girondinos e jacobinos fazendo um equilíbrio já que estes eram rivais, era composta pela alta burguesia.
Os Girondinos eram pessoas da alta e media burguesia (banqueiros, armadores, industriais e comerciantes). Defendiam o voto censitário, eram favoráveis ao direito da propriedade privada e eram contra a participação do povo na revolução francesa.
Resposta. Os Girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. O parlamento, com os jacobinos à direita, os girondinos à esquerda e os pântanos no centro do parlamento. Robespierre, foi o mais radical dos deputados jacobinos.
Os Girondinos eram representados pela alta burguesia que não queria que a população mais pobre se envolvesse na política ou ocupasse cargos de prestígio. Enquanto os Jacobinos eram representados baixa burguesia, queriam fazer projetos que beneficiassem os pobres.
Os grupos políticos dividiram-se em três: os girondinos, representantes da burguesia industrial; os membros da planície, ou pântano, aliados aos interesses da burguesia financeira; e a montanha, formada pelos jacobinos e condeliers, pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.
Resposta. Os grupos políticos dividiram-se em três : Girondinos; Representantes da burguesia industrial. Planície; Aliados aos interesses da burguesia financeira. Montanha; Formada por pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.
Em 10 de outubro de 1793, a Convenção consagrou o estabelecimento de um regime de Terror, declarando: O governo provisório da França será revolucionário até a paz. ... Em junho de 1793 os jacobinos impeliram os sans-culottes a perseguir e prender os girondinos.
Os girondinos representavam a alta burgesia,e não queriam er trabalhadores urbanos e rurais no cargo da política. Já os jacobinos representavam a baixa burguesia, e defendiam a maior participação popular no governo.
Sentavam no centro do parlamento, com isso, ficaram conhecidos por partido de centro. Eram radicais. Defendiam profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres. Com o tempo foram incorporados aos Jacobinos.
A Revolução Francesa dividiu os manifestantes em dois grupos. De uma lado os girondinos, representantes da alta burguesia e defensores de atitudes moderadas, e do outro os jacobinos, representantes da baixa burguesia.
Alto clero, Baixo clero, Nobreza cortesã, Nobreza provincial, Nobreza de toga, Camponeses, Sans-culottes, Pequena burguesia, Média burguesia, Alta burguesia.
O poder de Luís XVI, como em todo regime absolutista, era pleno, e a sociedade francesa era dividida em grupos sociais muito bem definidos....A composição social da França era a seguinte: