Os lipídios simples ou ternários são compostos apenas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Já os lipídios complexos ou compostos, além de possuírem os átomos presentes nos lipídios simples, apresentam átomos de outros elementos, como o fósforo.
Os lipídios compostos são aqueles que apresentam, além de ácidos graxos e alcoóis, outras substâncias adicionais. Nesse grupo incluim-se, por exemplo, os fosfolipídios, que apresentam, ainda, ácido fosfórico e um composto nitrogenado.
R: Lipídeos saponificáveis são aqueles capazes de forma sabão devido a possuírem ácidos graxos na sua cadeia, sofrendo hidrolise alcalina, já os insaponificáveis são aqueles que devido a não possuírem ácidos graxos na sua cadeia não formam sabão, nem podem sofrer a hidrolise alcalina.
Glicerídios – São lipídios que atuam como reserva energética e isolante térmico, além de amenizarem impactos mecânicos. Óleos e gorduras são exemplos de glicerídios e podem ser classificados de acordo com o seu ponto de fusão. Gorduras são lipídios sólidos, na temperatura ambiente, obtidos a partir de animais.
Os lipídeos são parte constituinte dos fios, presentes tanto em suas camadas mais internas, quanto nas mais externas. Eles mantêm a coesão entre as estruturas, favorecendo a capacidade de retenção hídrica dos fios. Então, dessa forma, temos de fato um cabelo com brilho, maleabilidade e sedosidade.
A função desses lipídios é manter o cabelo macio, brilhante, flexível, além de impermeabilizá-lo.
Uma das técnicas para repor os lipídios do cabelo é a umectação, em que o cabelo passa por uma massagem com óleos. Na umectação a seco, basta aplicar o óleo, deixá-lo agir por algumas horas e, em seguida, lavar normalmente. Imagina-se, porém, que a umectação seja mais potente após a lavagem.
O grande objetivo da nutrição é fazer a reposição lipídica dos fios, lubrificando a fibra e selando a hidratação dos fios. As proteínas são beneficiadas pela etapa de reconstrução. Já os lipídios, o glicogênio e a água são beneficiados no momento de hidratar e nutrir os cabelos.
Como repor as proteínas do cabelo?
Reconstrução capilar: a linha Absolut Repair Cortex Lipidium é campeã de vendas para cabelos danificados
O ideal é sempre repor a água perdida fazendo, pelo menos uma vez por semana, o tratamento de hidratação em todos os tipos de cabelo....RECEITINHA:
Reposição hídrica: uma ferramenta imprescindível para a prática esportiva. Hidratação pode ser compreendida como sendo o nível adequado de líquidos intracorporais responsáveis pelo bom funcionamento da regulação térmica do corpo, ou seja, ao estado conhecido como euhidratado.
O que a hidratação fará é a reposição hídrica. Ou seja, vai repor água, que é sempre necessária independente do tipo de cabelo, já que os fios perdem “água” o tempo todo. Quando há essa perda hídrica e não ocorre uma reposição de água, os fios ficam ásperos, ressecados, opaco, com frizz e sem vida.
O que fazer para recuperar o cabelo danificado?
"Procure fazer hidratações semanais, que vão devolver outros nutrientes e acabar com o aspecto rígido das madeixas, além de repor água e sais minerais na fibra capilar", sugeriu. Além disso, evite usar o secador por algumas semanas, ajudando diretamente no fortalecimento da fibra capilar.
O mais indicado é fazer uma umectação capilar. O processo consiste em aplicar óleo vegetal puro nos cabelos secos, mecha por mecha (até mesmo na raiz) e deixar repousar por algumas horas (ou até durante o sono), lavando posteriormente e prosseguindo com os cuidados usuais.
Uma das melhores opções para se tratar de cabelos danificados e ressecados é repor a umidade natural dos fios através de uma hidratação capilar. A hidratação é uma das formas mais práticas para tratar cabelos danificados. Pode ser feita em casa ou em salão de beleza, com produtos caseiros ou cosméticos.
No mercado existem muitos tipos, mas os melhores definitivamente são os óleos de jojoba, côco, amêndoa ou germen de trigo. Como no caso anterior, para obter os melhores resultados, esse processo de nutrição capilar, deve ser feito antes de lavar os fios, inclusive para evitar que o cabelo fique pesado demais ou oleoso.
Hidratação para cabelos ressecados com mel e Yamasterol
Algumas opções de tratamentos naturais para cabelos secos são:
Com estratégias certeiras, seu cabelo vai recuperar a hidratação, os nutrientes e o brilho natural, inclusive durante o verão
Cabelo masculino seco: confira 4 passos para tratar os fios e manter a hidratação em dia!
Sem dúvida a melhor hidratação caseira para cabelos ressecados, é a de banana. Isso mesmo! Por ter lipídeos em sua composição, dessa forma a fruta hidrata, nutre, dá brilho e condiciona os fios. Você só vai precisar de 1 banana madura, 100 ml de leite e algumas gotinhas de óleo de coco vegetal.